Várzea Limpa chega à região central da cidade

Várzea Mais Bonita

Após percorrerem os três primeiros setores da cidade, os mutirões do Várzea Limpa chegaram nesta semana a região central do município, para prestar serviços de limpeza e manutenção, como tapa-buracos, recuperação de praças, pintura de guias, sinalização de vias, limpeza de bocas de lobo, córregos e vielas, capinação, além do cata-treco.

Os bairros beneficiados nesta nova etapa são: Jardim Itajaí, Residencial Satélite, Jardim Santo Antonio, Vila Paraíso, Centro, Vila Ieiri, Jardim Diana, Vila Souza, Vila Bela Cintra, Jardim Cruz Alta, Portal das Hortênsias, Jardim das Palmeiras e Jardim Alessandra. Após esse período será a vez dos bairros do Mursa, Portal das Paineiras, Vale das Colinas e Aldeia Primavera receberem as equipes da Prefeitura.

Para o secretário de Infraestrutura, Augusto Crisionor Rodrigues, a passagem do Várzea Limpa pela região central é importante para toda a cidade. “Acabamos de sair da região da Promeca e chegamos ao centro, que é a região que tem mais movimento em nossa cidade e, por isso, necessita de mais manutenção”, conta. Ele destaca que o programa prepara a cidade para enfrentar o período de chuva e também colabora com o embelezamento do município. “Além de ser uma prevenção contra a época das chuvas, o Várzea Limpa deixa a cidade mais bonita e isso melhora a autoestima dos varzinos”.

Todos os anos os mutirões são aguardados ansiosamente pela população, que reconhece os benefícios que o projeto traz para o município. E nesta edição não foi diferente.  Após passar pelas regiões do Jardim América e Vila Real as equipes se concentraram no setor 3 da cidade, na região do Jardim Promeca. O trabalho realizado se estendeu aos bairros Jardim Santa Lúcia, Jardim Felicidade, Jardim das Acácias, Residencial das Flores, Residencial Alexandria e das chácaras Araçari, Portal das Azaléias, Clube Castanheiro, Gauchinha e São Guido.

De acordo com Augusto Crisionor Rodrigues, na região da Promeca o principal serviço prestado foi de tapa-buracos. Ele ressalta que algumas ruas foram recapeadas. “Um desses recapes foi em um trecho da Rua Nazareno Spinucci, na Promeca. Lá foram utilizadas 36 toneladas de massa asfáltica e o resultado ficou muito bom”.

Quem também aprovou o recape na via foi o morador Claudinei Lopes. Para ele, que mora há mais de 20 anos no local, “as obras acabaram com os buracos que prejudicavam a locomoção dos moradores, principalmente de quem utiliza carro. Agora a situação se normalizou e está tudo dentro das conformidades”, conta.

Ainda na Promeca, as equipes da Prefeitura realizaram limpeza de todas as caixas de captações (bueiros) e vielas. Outro destaque  na passagem do Várzea Limpa no setor 3 da cidade foi a implantação de tubulação de águas pluviais no Jardim Gauchinha, atendendo a demanda do Orçamento Participativo, e elevação do leito e drenagem em um trecho da Avenida dos Ipês.

Em 2010, o Várzea Limpa promoveu a manutenção de 123 vielas, 118 podas de árvores, utilizou 508 sacos de cal para a sinalização de guias, além de 809 unidades de boca de lobo limpas, o que garante o escoamento da água das chuvas, evitando problemas futuros. Além disso, foram utilizadas 1.141 toneladas de asfalto nas operações de tapa-buracos e recapeamento de vias.