Vila Real: Prefeitura avança na urbanização e conclui asfalto das ruas Bela Vista e Capivari

Urbanismo e Habitação - Destaques

Os moradores da Vila Real vivem a cada dia uma nova realidade, com mais dignidade, qualidade de vida e infraestrutura. Desde 2005, ela vem passando por uma grande transformação e a população local já está começando a desfrutar de serviços que um bairro estruturado oferece. São marcos desse progresso a construção da Unidade de Saúde da Família, a maior da cidade; da Emef Juvelita Pereira da Silva e o processo de urbanização, garantindo que seus moradores tenham acesso a tudo o que precisam, próximo de suas casas.  “Estamos vivendo um sonho”, diz a dona de casa Maria Toledo.
A fala da moradora da rua Capivari, traduz o sentimento das milhares de pessoas que vivem na Vila Real, e já colhem os frutos da primeira fase da urbanização que está em andamento. Nesta etapa, estão sendo investidos cerca de R$ 10 milhões e, na última semana, houve mais um avanço, com a conclusão da pavimentação das ruas Capivari e Bela Vista. “O asfalto ficou maravilhoso. Hoje é diferente entrar e sair de casa com toda essa estrutura.”, avalia Maria.
Foi através da apresentação de projetos e muito diálogo com o Governo Federal, que o prefeito Eduardo Pereira conquistou a verba necessária para a urbanização. “Estamos mudando a história da Vila Real. Um bairro que nunca teve atenção e reconhecimento por parte do poder público municipal hoje é alvo de grandes investimentos em infraestrutura e qualidade de vida”, diz.
Também já foram concluídas as ruas Borda da Mata, Sumaré, Caimbú, Jacareí, Rinópolis, Araçatuba, Pompeia, Vergueiro e grande parte da Montes Claros. A previsão é pavimentar um total de 21 ruas, das quais  95% já estão com os serviços de drenagem concluídos. Para a segunda fase das obras, está previsto um repasse de R$ 15 milhões, também do Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social (FNHIS), que contemplará mais 27 ruas e construção de unidades habitacionais para a as famílias que vivem em áreas de risco.
A Prefeitura mantém um diálogo constante com a população, para discutir o processo de urbanização do bairro. Para isso, a secretaria de Obras promove reuniões semanais na USF, todas às quintas-feiras, às 19 horas.

Via principal

Uma das principais melhorias promovidas no bairro é o alargamento da avenida Pacaembu, que também está recebendo novo asfalto e calçadas requalificadas. Esse processo já foi concluído entre as ruas Valter Grosner e Vera Cruz e entre o Jardim Paulista e a rua Capivari. Na altura da rua Vera Cruz até a Caimbú, está sendo colocada a base para a pavimentação. Entre a Capivari e Arco Verde, já há guias e sarjeta e um muro de arrimo está sendo construído entre a Nestor Alves e a Bilac.
“A Prefeitura tem consciência do desconforto que as obras causam, mas isso é comum em todas as obras. O importante é que depois de pronto, vamos garantir melhoria no fluxo de veículos dessa região e mais segurança para os motoristas e pedestres da via”, diz Eduardo.

Reconhecimento
Em julho, o projeto de urbanização e regularização fundiária da Vila Real, elaborado pelo atual governo, recebeu o prêmio ‘Caixa – Melhores Práticas em Gestão Local’. O objetivo da premiação é reconhecer o mérito dos projetos com a participação da Caixa, que atendem aos princípios que qualificam uma melhor prática segundo os critérios de: parceria, sustentabilidade, liderança e fortalecimento da comunidade, inclusão social e inovações no contexto local.
“Nós fizemos a opção de investir na Vila Real. Temos muito orgulho da forma como os projetos foram criados, com participação popular em 100% do processo, e uma busca árdua de recursos com o Governo Federal”, conclui Eduardo.