Várzea Limpa realiza mutirão em mais de 60 bairros da cidade

Várzea Mais Bonita

Recuperação das vias públicas foi prioridade, empregando mais de 1 mil toneladas de asfalto na operação tapa-buraco

Desde o início do período de estiagem, os bairros de Várzea Paulista vêm recebendo todos os serviços de limpeza e manutenção necessários para recuperar a infraestrutura da cidade, que foi prejudicada com as fortes chuvas do início do ano. Para tanto, a Prefeitura promoveu mais uma edição do programa Várzea Limpa, um grande mutirão com duração de 100 dias, que passou por todos os bairros da cidade, oferecendo uma série de serviços, como tapa-buraco, cata-treco, capinação, limpeza de praças, córregos, bocas de lobo e vias públicas.
Realizado desde 2005, o programa Várzea Limpa iniciou a edição deste ano nos mês de maio e encerra suas atividades nessa semana. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de forma intersetorial, envolvendo todas as secretarias, sobretudo a de Infraestrutura e Trânsito, que promoveu a sinalização vertical e horizontal das vias da cidade. O município foi dividido em sete setores e ação começou na região da Vila Popular, e será na Vila Real.
A grande prioridade do programa neste ano foi a manutenção das vias públicas. Além de utilizar mais de mil toneladas na operação tapa-buraco, a iniciativa realizou o recapeamento de importantes vias, como a Olívio Moro, Dom Pedro, Macaúba, Imbaíba, José Dias de Castro, Arnold Gut, São José e José Rabello Portella. A construção da viela Araré-Itaim, uma demanda dos moradores da Vila Popular através do Orçamento Participativo, também aconteceu durante o Várzea Limpa, assim como a limpeza de córregos, como o Bertioga, que foi limpo e drenado.
Para o prefeito Eduardo Pereira, que acompanhou o andamento de todo o programa, o Várzea Limpa contribuiu muito para a transformação da cidade. “As pessoas esperam ansiosas pelo início do programa todos os anos, porque ele contribui para termos uma cidade mais limpa, bonita e organizada”, avalia.
O vice-prefeito Lula Raniero ressaltou a necessidade da transformação promovida nos bairros. “Houve uma mudança muito grande. As chuvas foram muito intensas e longas neste ano, inviabilizando a ação das equipes nos bairros. Esses 100 dias de trabalho contribuíram muito para a recuperação da cidade”, afirma.
Apesar do programa Várzea Limpa ser concluído nesta semana, os serviços de manutenção da cidade continuam. “Temos cerca de 150 funcionários, divididos em diversas equipes, para continuar com as ações e cuidados nos bairros da cidade. Vamos continuar trabalhando até o próximo período de chuvas”, afirma o secretário de Infraestrutura Augusto Crisionor.