Várzea Limpa chega na reta final

Várzea Mais Bonita

Projeto tem término previsto para o dia 30 deste mês; serviços de manutenção e limpeza aconteceram em todos os bairros da cidade

As ações do projeto Várzea Limpa deste ano entram em contagem regressiva. A Secretaria de Infraestrutura Urbana afirma que o grande mutirão de limpeza e de serviços de manutenção da Prefeitura de Várzea Paulista deve ser concluído até o dia 30 de agosto. O projeto, criado em 2005, realiza tarefas como tapa-buracos, recuperação de praças, pintura de guias, sinalizações de vias, limpeza de bocas de lobo, córregos e vielas, além de capinação e do cata-treco, que já recolheu cerca de 4 mil toneladas de materiais não utilizáveis ao longo dos últimos 5 anos.

De acordo com o secretário Augusto Crisionor Rodrigues, o término da edição 2010 do projeto Várzea Limpa não será motivo de acomodação do Governo Municipal e garante que a Secretaria de Infraestrutura Urbana dará continuidade aos serviços de manutenção e limpeza da cidade. Entre as ações, serão realizadas construções de novas vielas, bem como a iluminação de algumas já antigas, além da drenagem de córregos para o período de chuvas. “Atuaremos, principalmente, com as solicitações demandadas pela Ouvidoria da Prefeitura. Este canal é a comunicação direta com a população e por meio dele é possível diagnosticar eventuais atendimentos”, ressalta o secretário.

Regiões atendidas

O projeto segue em ritmo acelerado e, atualmente, está inserido nos setores cinco, seis e sete. Máquinas passaram pelas ruas do bairro Chácaras Santa Martha, que sofria com as ondulações do solo local. Para solucionar, a Secretaria refez a base de terra e espalhou cascalhos para melhorar a trajetória de ônibus e veículos leves. A Vila Real também ganha melhoria, por meio das obras na Rua Ilha Bela, e o bairro Cidade Nova II recebe os serviços de tapa-buraco e limpeza de terrenos públicos.

Cata treco

O serviço de cata treco já está no setor cinco e visa destinar corretamente os objetos sem utilidade. Durante o trabalho, caminhões da Prefeitura passarão pelas ruas para recolher móveis usados, pneus, ferragens, eletrodomésticos, madeira, papéis velhos e outros artigos inutilizáveis. Não serão retirados lixos domésticos. Mas, Rodrigues alerta que o sucesso desta iniciativa depende ainda da contribuição da população. “Sem a participação de todos nesta atividade não será possível concluir positivamente. Por isso, contamos com a ajuda da população, que deverá colocar estes entulhos em suas calçadas durante o período determinado”, conclui o secretário.