Ritmo acelerado: Eduardo acompanha andamento das obras em toda a cidade

Urbanismo e Habitação - Destaques

Máquinas da Prefeitura trabalham a todo o vapor para garantir bom andamento das obras e manutenção da cidade

A Prefeitura de Várzea Paulista não apenas retomou a realização de importantes obras com início de estiagem, como está trabalhando em ritmo bastante acelerado. Desde o mês de abril, quando as chuvas cessaram, importantes ruas da cidade foram recapeadas, como é o caso da avenida José Rabello Portella e, vias que nunca receberam asfalto estão sendo pavimentadas, a exemplo das nove ruas beneficiadas no Jardim América III e IV.

Todas essas obras estão acontecendo devido ao clima favorável, já que o período de estiagem viabiliza os trabalhos das equipes de manutenção na cidade; e também à busca de recursos, que, de acordo com o prefeito Eduardo, garante melhorias que não seriam possíveis apenas com os recursos municipais. “Fazemos um grande esforço para conquistar verbas, o que nos garantiu dobrar o orçamento e melhorar a qualidade de vida da população e a infraestrutura da cidade”, avalia o prefeito.

Entre 2004 e 2009, o orçamento municipal dobrou, saltando de R$ 51 milhões para R$ 117 milhões. A previsão para 2010 é de R$ 133,5 milhões e, para 2001, de R$ 145 milhões. Grandes obras foram realizadas devido a este saldo na arrecadação de Várzea Paulista, como a conquista do Hospital da Cidade, a duplicação da avenida Duque de Caxias, a construção de escolas e Unidades Básicas, entre outras realizações.

Para garantir que os recursos estão sendo bem investidos, o prefeito Eduardo Pereira está acompanhando o andamento de todas as obras. Ele passou a manhã do feriado doa dia 9 de julho nas ruas do Jardim Paulista, Vila Real e Jardim América IV, conferindo as obras de alargamento e pavimentação da avenida Pacaembu, que faz parte da urbanização da Vila Real.  “Estou achando ótimo. Vai melhorar o acesso das pessoas e fortalecerá ainda mais nossos estabelecimentos”, ressaltou Felício Felicioni, proprietário de uma mercearia.

O prefeito também acompanhou a pavimentação das ruas dos Jardins América III e IV. Já no início da semana (12), ele esteve na avenida José Rabello Portella, que teve seu recapeamento concluído em toda sua extensão,acompanhado de seu vice, Lula Raniero e do deputado federal Vicentinho, que repassou uma emenda de R$ 550 mil para a realização das obras.

Duplicação da avenida Duque de Caxias

A segunda fase de duplicação da avenida Duque de Caxias está em ritmo acelerado. A implantação do canteiro central já foi concluída entre a rua Vitório Spinucci e a divisa com Campo Limpo Paulista e uma rotatória está sendo construída. Serão investidos cerca de R$ 3,3 milhões nessa segunda fase, sendo R$ 2,4 milhões repassados pelo Governo Federal e o restante de contrapartida da Prefeitura.

Pavimentação nos Américas III e IV

Os bairros Jardim América III e IV estão sendo beneficiados com mais de 12 mil metros de asfalto. As ruas que estão sendo pavimentadas são: Braúna, Pequeri, Itapevi, Catanduva, Tapuia, Igarapé e trechos da Jaguari, Sananduva e avenida Pequeri. Na rua Jaguari, será construído um muro de arrimo. Estão sendo investidos R$ 950 mil nas obras.

Campo da Promeca

Depois de receber serviços de terraplanagem e colocação de alambrado, o Campo da Promeca está sendo gramado. Atualmente, o local já conta com 3 mil metros de grama replantada e haverá ainda uma pista para caminhada com quatro metros de largura. A construção de uma estação de ginástica e uma área infantil também está prevista no projeto.

Asfalto novo

Desde o início de abril, inúmeras ruas foram beneficiadas com asfalto novo. Foram recapeadas as avenidas Macaúba e José Rabello Portella e as ruas São José, José Dias de Castro, Olívio Moro, Imbaíba, Arnold Gut e Dom Pedro I, totalizando R$ 1,5 milhão de investimento e 50 mil m² de asfalto. A próxima beneficiada será a avenida Bertioga

Escolas recebem manutenção

Neste primeiro semestre, a Prefeitura iniciou a reforma e pintura das escolas que estão precisando de manutenção. Já foram concluídas as Emefs Edite Schneider, Palmyra Aurora de Almeida Rinaldi, Juvelita Pereira da Silva, São Miguel Arcanjo e a Emei Cidade Nova II. Agora, as Emeis Jardim Alessandra e Professora Betariz de Oliviera Campos estão sendo beneficiadas e a Emei do Jardim Diana ganhará um parque infantil.

UBS Promeca

Localizada ao lado da EMEI Paulo Freire, ela será a maior da cidade com seis consultórios, sendo um de odontologia, um de pediatria e um ginecológico. A construção, que já está com sua fundação concluída, tem custo de R$ 351 mil.

Centro de Espacialidades Odontológicas

O CEO, que atualmente funciona em um prédio alugado na Vila São José, será transferido para um novo local. O novo prédio terá quatro consultórios  e está sendo construído em um terreno do município, ao lado do Ambulatório de Especialidades. O investimento é de R$ 220 mil.

Urbanização da Vila Real

As obras da primeira fase de urbanização da Vila Real estão a todo o vapor. Atualmente, elas se concentram na avenida Pacaembu, que está sendo preparada para receber a última camada de asfalto, depois de ter sido alargada entre o Jardim Paulista e a rua Capivari. A rua Rinópolis também está em obras e será pavimentada em breve. O investimento nesta primeira fase é de 10 milhões e o prefeito Eduardo já assinou um contrato com a Caixa que garante o repasse de R$ 16 milhões para a segunda fase, através do PAC.