Vila Real: Obras de urbanização chegam na rua Rinópolis

Urbanismo e Habitação - Destaques

A primeira fase das obras de urbanização da Vila Real continuam em ritmo acelerado, se concentrando no alargamento e revitalização da avenida Pacaembu. Nesta semana, as máquinas começaram a trabalhar na rua Rinópolis, que também será alargada e receberá asfalto, até a rua Montes Claros. Para isso, a Prefeitura está regularizando a situação de algumas casas, que invadiram o limite permitido das calçadas.

Estão sendo investidos nessa primeira fase de urbanização, R$ 10 milhões, repassados pelo Governo Federal. Nos últimos meses, as obras estão concentradas na avenida Pacaembu. A via teve seu projeto vário modificado de 8 para 10 metros de largura e suas calçadas requalificadas. O primeiro trecho concluído fica entre as ruas Valter Grosner e Vera Cruz e as máquinas já estão trabalhando no trecho que fica entre a rua Capivari e o Jardim Paulista.

R$ 16,1 milhões para a 2ª Fase

O prefeito Eduardo Pereira assinou em abril um contrato com a Caixa Econômica Federal para o repasse da verba para segunda fase das obras de urbanização. Os investimentos na próxima fase totalizam R$ 16,1 milhões, sendo R$ 1,3 milhão de contrapartida do município e o restante do PAC 2. Com previsão de execução para 2011, a segunda fase prevê a construção de 169 unidades habitacionais no próprio bairro, para remoção de famílias fixadas atualmente em áreas de risco de deslizamento ou em Áreas de Preservação Permanente (APP) do córrego da Ilhabela.  Serão eliminadas todas as áreas de risco de deslizamento e enchentes nessa região.