Várzea Limpa inicia mutirão na região do Buriti

Várzea Mais Bonita

Mais de 19 toneladas de materiais já foram recolhidos pelo cata-treco

Depois de transformar a realidade da Vila Popular, o mutirão do Várzea Limpa deu início na última segunda-feira (17), aos trabalhos no setor II, que corresponde à região do Jardim Buriti. Em duas semanas de serviços, o programa recolheu mais de 19 toneladas de materiais não utilizáveis através do cata-treco e aplicou 120 toneladas de asfalto na operação tapa-buraco.

Uma das maiores demandas da cidade, as vielas, que são centenas em todo o território varzino, estão entre as prioridades do Várzea Limpa. No setor I, cerca de 50 vielas receberam serviços de manutenção, como iluminação e capinação, garantindo uma travessia segura para os pedestres.

Para acabar com o mato alto nas vias e terrenos públicos, as equipes da secretaria de Infraestrutura estão intensificando a capinação. Já no caso dos terrenos particulares, a Prefeitura emite notificações aos proprietários, que já chegam a 64. A operação tapa-buraco também está a todo o vapor. No setor 1, cerca de 30 ruas foram beneficiadas.

Aparecida Denassi, moradora da rua Itajaí, na Vila Indaiá, espera ansiosamente todos os anos pelo mutirão.  “O Várzea Limpa é um projeto muito importante porque além de limpar a cidade mostra para as pessoas que não se deve jogar o lixo em qualquer lugar”, diz, lembrando que sua solicitação encaminhada para Ouvidoria, de limpar e capinar o terreno em frente de sua casa, foi atendida pelo mutirão.

Prevenção

Além da limpeza e manutenção, o Várzea Limpa tem o papel de garantir que a cidade tenha a estrutura básica necessária para enfrentar o período de chuvas sem grandes ocorrências, como as enchentes. Para tanto, o programa inclui a limpeza dos córregos e bocas de lobo, muitas delas reformadas, para garantir o escoamento das águas pluviais. Até agora, mais de 300 bocas de lobo foram limpas através do programa.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Augusto Crisionor, a atuação da Prefeitura é importante, mas é necessário que a população faça sua parte. “Extraímos vários materiais dos bueiros que deveriam ser jogados no lixo. Se não limpássemos tudo isso, como estamos fazendo, a situação seria muito propícia para enchentes”, diz. Para amenizar o problema, a Prefeitura irá colocar placas de conscientização nas vias e terrenos públicos.

100 dias de mutirão

O programa Várzea Limpa 2010 teve início no início de abril, e percorrerá os seis setores da cidade, que receberão os serviços de acordo com um cronograma. Realizado anualmente, o programa tem duração de 100 dias e começa no período de estiagem, para viabilizar o trabalho das equipes de limpeza, manutenção e sinalização nas ruas. Para esta edição, a previsão é recolher cerca de 500 toneladas de material não utilizável pelo cata-treco e aplicar 1,2 mil toneladas de asfalto na operação tapa-buracos.