Várzea Limpa inicia mutirão de limpeza e manutenção

Várzea Mais Bonita

A partir de hoje, Várzea Paulista receberá todas as melhorias que toda cidade merece após o período de chuvas. O mato alto, os buracos e as bocas de lobo com acúmulo de lixo estão entre os serviços executados. As atividades começaram nesta segunda-feira (3), na região da Vila Popular, com a capinação dos arredores da avenida José Rabello Portella e do campo da Vila Marajó. Para essa região, está prevista a limpeza de mais de 70 vielas e 170 toneladas de asfalto para a operação tapa-buracos.

Considerado um grande mutirão de limpeza e manutenção da cidade, o Várzea Limpa é um programa intersetorial, que conta com o empenho e colaboração de todas as secretarias da Prefeitura, sobretudo as de Trânsito e Infraestrutura. A primeira terá uma atuação ainda mais significativa nesta edição, realizando sinalização horizontal e vertical em todas as regiões da cidade, enfatizando as áreas próximas aos prédios públicos. As melhorias se estendem aos pontos de ônibus com a instalação de 23 novos, priorizando os locais com mais carência. As placas de sinalização velhas serão trocadas por novas.

Todos os anos, os varzinos aguardam ansiosamente o início do programa. Os moradores mais antigos sentem a diferença na limpeza e manutenção das ruas, desde a primeira edição do Várzea Limpa. Rosicleide Damião da Silva mora em Várzea há 34 anos e constata que a transformação foi visível. “Hoje temos uma cidade muito mais limpa, organizada e com mais higiene. Não tem nem comparação com antigamente”, diz. Moradora do Jardim América II, ela está sempre atenta à programação do cata-treco. “Coloco tudo na calçada e aviso meus vizinhos”, comenta.

Manutenção de vias é prioridade

A secretaria de Infraestrutura montou equipes de capinação, tapa-buracos, limpeza de bocas de lobo, córregos e cata-treco. A prioridade dessa edição será a manutenção das vias públicas, que foram bastante danificadas durante as intensas chuvas de verão. Para tanto, serão utilizadas 1,2 mil toneladas de asfalto. “Várias cidades do país foram muito castigadas pelas chuvas avassaladoras. Aqui em Várzea, não tivemos grandes problemas, como enchentes e deslizamentos de terra, mas o asfalto foi muito desgastado. Por isso, vamos recuperar esses danos com o Várzea Limpa e preparar a cidade para o próximo período de chuvas”, afirma o prefeito Eduardo Pereira.