Várzea Limpa faz mutirão de limpeza e manutenção pela cidade

Várzea Mais Bonita

Objetivos são prevenir enchentes, combater a dengue e deixar a cidade mais bonita e bem cuidada. Prioridade neste ano será o ‘tapa-buracos’

A população de Várzea Paulista já pode se programar para o Várzea Limpa. O projeto dura 100 dias, com início em 3 de maio e término em 13 de agosto. Será realizado um grande mutirão de limpeza e manutenção por toda a cidade, com serviços para reduzir os riscos de enchentes, dengue, e, ainda, deixar a cidade mais bonita e bem cuidada. A prioridade será tapar buracos das vias públicas. Para tanto, serão utilizadas 1,2 mil toneladas de massa asfáltica.

O projeto, realizado pela Prefeitura, existe desde 2005 e inclui diversos outros serviços, como manutenção de praças, pintura de guias, sinalizações de vias, limpeza de bocas de lobo, córregos e vielas, capinação, além do tradicional cata-treco, que já recolheu cerca de 4 mil toneladas de materiais não utilizáveis deixados pela população ao longo dos últimos 5 anos.

Prevenção

Mesmo com as fortes chuvas deste ano, Várzea Paulista não teve graves problemas de enchentes, que eram comuns na cidade antes da realização do projeto. Na opinião do prefeito Eduardo Pereira, o Várzea Limpa contribui muito com isso, principalmente pelo serviço de cata-treco e limpeza de bocas de lobo e córregos. “O Várzea Limpa é um programa de extrema importância para a cidade, não só por deixar nossas ruas e espaços mais bonitos, mas também pro cuidar da cidade para prevenir enchentes causadas por acúmulo de lixo. É por isso que neste tempo de estiagem vamos fazer uma boa limpeza na cidade”, explica o prefeito.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Augusto Crisionor Rodrigues, o Várzea Limpa eleva a autoestima da população, que também participa desta ‘super faxina’. “A população pode ajudar colocando na calçada os materiais que não usam mais. Antes, encontrávamos esses materiais jogados em córregos, o que contribuía com as enchentes e a proliferação de animais peçonhentos. A população está cada vez mais consciente e participa mais a cada ano”, salienta.

Cata-treco

A população deve ficar atenta à programação do cata-treco, que será divulgada de casa em casa, dias antes do projeto ser iniciado em cada região. A agenda completa está disponível clicando aqui.

Os materiais não utilizáveis devem ser colocados nas calçadas, durante o período do Várzea Limpa em cada na região, durante a semana, para serem recolhidos aos sábados e domingos. Não serão recolhidos lixo nem entulhos.

O cata-treco tem uma função muito importante, até mesmo no combate à dengue, já que evita o acúmulo de materiais nas vias e terrenos.

Lançamento

Com o objetivo de envolver as lideranças e a comunidade em geral no projeto, será realizado um lançamento no dia 29 de abril, às 19 horas, no Espaço Cidadania. A Prefeitura vai expor como será o Várzea Limpa 2010 e pedir o envolvimento e participação de todos no projeto.