Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
O que é o serviço?
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
O trabalho social com famílias é realizado no âmbito do PAIF. É um conjunto de procedimentos realizados com o objetivo de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de uma família. Este trabalho estimula as potencialidades das famílias e da comunidade, promove espaços coletivos de escuta e troca de vivências. Podem participar do PAIF famílias em situação de vulnerabilidade social.
Quem pode solicitar?
Podem participar do PAIF famílias em situação de vulnerabilidade social.
Documentação necessária e/ou requisitos
São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem os critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade;
Podem participar do PAIF famílias em situação de vulnerabilidade social.
Principais etapas
O PAIF oferece atendimento às famílias, visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços e políticas do Governo Federal. O serviço também apoia ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, ajudando a comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como nos casos de falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.
Prazo
Imediato.
Taxas e tarifas
Este serviço é gratuito para todas as pessoas. Assistência Social é um direito de toda a população brasileira e não é necessário fazer qualquer tipo de pagamento.
Unidade responsável
UNIDADE GESTORA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Formulários
–
Legislação
Lei nº. 8.742, de 07 de Dezembro de 1993
Atendimento
Endereço
CRAS CENTRO: Rua José da Silva Leme, 62 – Jardim do Lar
CRAS OESTE: Avenida Bertioga, 781 – Vila Tupi
CRAS NORTE: Rua Capivari, 405 – Vila Real
Telefone(s)
(11) 4595-0770
(11) 4595-1027
(11) 4596-4738
Email(s)
desenvolvimento.social@varzeapaulista.sp.gov.br
Horário de Atendimento
De segunda à sexta-feira
Das 08h00 às 17h00
Responsável
Leandro Marques da Silva
Serviço Digital
–