Qualidade da nossa água

Muitos acreditam que a qualidade da água é medida apenas por sua cor cristalina, porém, a água apropriada para o consumo humano deve estar também sem cheiro ou gosto, além de estar livre de bactérias e substâncias nocivas à saúde.

A Organização Mundial da Saúde define como água potável aquela que atende às exigências previstas na Portaria GM/MS nº 888/2021, onde é disposto procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água ou carro-pipa, é objeto de controle e vigilância da qualidade da água.

Para garantir que esta água chegue aos consumidores em condições adequadas de qualidade, isto é, dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a Divisão de Vigilância Ambiental Municipal mantém um programa de monitoramento dos padrões de análise da água (SISÁGUA) distribuída pela Companhia de Água e Esgoto – SABESP, onde amostras de água são coletadas semanalmente e encaminhadas para um laboratório de referência do Estado. Além de monitorar os dados das análises realizadas pela SABESP.

A partir de agora, a população varzina poderá acompanhar de perto os indicadores da qualidade da água para consumo humano, avaliados, monitorados e registrados no Siságua. Esses parâmetros são classificados como:

Parâmetros físicos: cor, turbidez, sabor, odor, temperatura;

Parâmetros químicos: pH, alcalinidade, acidez, dureza, ferro, manganês, cloretos, nitrogênio, fósforo, oxigênio dissolvido, matéria orgânica, micro poluentes orgânicos e inorgânicos;

Parâmetros biológicos: organismos indicadores, algas, bactérias.

É de suma importância o controle de qualidade da água, visto que impacta diretamente na saúde e qualidade da vida das pessoas, portanto, esse monitoramento assegura que a distribuição de uma água com qualidade, livre de quaisquer contaminações e potável a população varzina.

O devido controle de qualidade da água tem fundamental importância para garantir a saúde e bem estar das pessoas.