PROCON alerta consumidores sobre compras pela internet para o Dia dos Pais

Desenvolvimento Econômico - Destaques Destaques Notícias

Consumidores precisam se atentar ao prazo de entrega e a veracidade do anúncio para não cair em golpes

O Dia dos Pais é neste domingo (13), com isso, o PROCON de Várzea Paulista faz alguns alertas para os consumidores que realizarão suas compras pela internet. É necessário ficar atento a diversos “sinais vermelhos” que alguns sites e lojas online apresentam para não cair em golpe.

O PROCON alerta para que o consumidor fique atento ao prazo de entrega, veracidade do produto e da empresa, sempre checando as avaliações e comentários deixados nas publicações. As compras feitas fora do estabelecimento comercial (loja física e compras online) podem ser canceladas dentro do prazo de sete dias úteis, conforme indicado no artigo 49, do Código de Defesa do Consumidor, cancelamento este, independente de motivo específico. Confira as dicas para os diferentes tipos de presente:


Calçados e Vestuários

A substituição dos produtos só é obrigatória no caso de defeitos deste. A troca de produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto é uma liberalidade do estabelecimento. Porém, o mercado dita regras que acabam sendo cumpridas pela grande maioria do comércio. Isso significa que muitas lojas permitem a troca de peças que não tenham defeitos. Essa possibilidade deve ser informada pelo estabelecimento em etiqueta ou nota fiscal, no ato da compra.

 
Perfumes e Cosméticos

Na escolha de perfumes ou cosméticos é importante verificar se a embalagem contém todas as informações sobre o produto em língua portuguesa, como: características; instruções de uso, composição, prazo de validade, registro no órgão competente, condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador.

 
Celular
O aparelho deve sempre ser adquirido em lojas autorizadas. Isso garante a procedência e habilitação. O produto tem que estar lacrado dentro da embalagem original devendo haver a relação de rede autorizada para Assistência Técnica, manual de instrução e o termo de garantia dentro do contrato.

 
Eletroeletrônicos
Ao adquirir eletroeletrônicos, solicite, quando possível, o teste no aparelho escolhido e a demonstração de funcionamento. O produto deve estar acompanhado de manual de instruções em língua portuguesa e relação da rede autorizada de assistência técnica. Independente de termo escrito, o Código de Defesa do Consumidor, estipula uma garantia legal de 90 (noventa) dias para produtos duráveis. Os produtos importados também devem seguir essas determinações.