CREAS e ONG ECO & VIDA leva adolescentes para praticar esportes radicais

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Programa Novas Trilhas contou com 12 adolescentes assistidos pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social

A Unidade Gestora de Desenvolvimento Social através do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), realizou na última terça-feira (14), em parceria com a Associação Eco & Vida, um passeio com grupo de 12 jovens, que fazem parte do Projeto de Convivência. O passeio contou com visitas a pontos turísticos nas cidades de Itu e Cabreúva e proporcionou a prática do esporte radical de escalada – Rapel.

O grupo de jovens foi acompanhado pelas psicólogas Bruna Silva e Bruna Picolo, além de Adriano Silva, bombeiro civil e proprietário da Viva Lá Vida – empresa especializada em turismo de aventuras e Dircélio Timóteo, da Associação Eco & Vida.

Segundo Dircélio, o grupo fez caminhadas ecológicas em trilhas, conhecendo locais preservados como a Gruta da Glória, na SP-312 – conhecida como Estrada dos Romeiros. “É um lugar que encanta os visitantes com suas formações rochosas e únicas”, ressalta o representante da associação.

Esporte Radical de Rapel em paredão de 20 metros de altura

Ao subir pelas escadas por dentro da pedra, se chega ao mirante com vista para o Rio Tiete, onde foram ancorados os equipamentos para a descida de rapel, proporcionando aos jovens momentos de adrenalina em quase 20 metros de paredão, atraindo olhares curiosos dos turistas de plantão, que paravam para aplaudir os jovens aventureiros varzinos.

A galerinha também pôde aprender algumas curiosidades sobre o local e principalmente sobre a importância da preservação do espaço e da natureza em geral, como fonte para preservação da vida, além de discutirem importantes assuntos em uma roda de conversa – durante a pausa para o lanche.

Segundo a psicóloga Bruna Silva, um dos objetivos do passeio é de colocar em prática o serviço do CREAS, que trabalha de forma sistemática o processo de fortalecimento de vínculos. “Um desafio importante para o grupo assistido e para nós profissionais que jamais havia realizado tamanha aventura nas alturas”. Bruna reforça a importância da iniciativa e que pretende expandir o projeto para que mais assistidos possam participar. Para Leandro Marques, gestor municipal da Unidade de Desenvolvimento Social – a ação teve resultados positivos, contribuindo com a proposta de trabalho do CREAS.