Farmácia Popular atrai moradores de toda a Região

Saúde - Cotidiano

Projeto do Governo Federal oferece remédios populares a baixo custo. Várzea Paulista é a única da região com unidade própria

Em junho de 2004, o Governo Federal criou o Programa Farmácia Popular do Brasil. O objetivo principal é levar medicamentos essenciais a um baixo custo para mais perto da população, melhorando o acesso e beneficiando uma maior quantidade de pessoas. Na região a única cidade que possui uma unidade própria é Várzea Paulista.
 
A procura pelos remédios não são apenas dos moradores varzinos. A população das cidades da região opta por comprar os remédios na cidade. “Moro em Jundiaí, mas sempre busco os remédios paa minha avó aqui. Fica mais em conta do que em farmácias comuns”, comenta Ana Carolina Ferrão, estudante de jornalismo. O movimento da unidade cresce cada vez mais.
 
Hoje, o programa facilita o acesso a uma lista de 97 medicamentos classificados como essenciais, além do preservativo masculino, que também é vendido. São remédios da atenção básica que atendem cerca de 80% das doenças que atingem a população, a preços populares.

O Programa atua sobre dois eixos de ação: as Unidades Próprias, que é o caso de Várzea Paulista, em funcionamento desde 2006, e o Sistema de Copagamento, lançado em março de 2006, desenvolvido em parceria com farmácias e drogarias privadas. “A procura vem aumentando significantemente desde 2006, comenta Mirella Nacagami Kanashiro, responsável pela Farmácia de Várzea.

A Farmácia Popular atende as receitas médicas e odontológicas oriundas de qualquer parte do Brasil, mesmo que os atendidos não morem na cidade. A única exigência é ter a receita médica em mãos. O endereço em Várzea Paulista é: avenida Fernão Dias Paes Leme, 2000, Vila Santa Terezinha, próximo ao supermercado Russi. O telefone para contato é o 4606-0157.