Programa ensina crianças a lidar com dificuldades e melhora desempenho nas escolas

16 escolas de Várzea Paulista implementaram o Amigos do Zippy, com impacto percebido por pais, responsáveis e educadores de 1.594 alunos
 
No início de 2015, 10% dos alunos que participaram do programa ‘Amigos do Zippy’, projetos desenvolvidos em escolas públicas e privados que ensinam crianças pequenas a lidar com as dificuldades do dia a dia, demonstravam motivação para aprender, segundo a avaliação de educadores da Secretaria Municipal de Educação. No final deste mesmo ano, o índice saltou para um patamar superior a 45%, na opinião dos mesmos profissionais. Esses são alguns dos principais resultados obtidos pelo desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais e mudança do clima em sala de aula, proporcionados pelo programa.
 
Realizado em 16 escolas de Ensino Fundamental da cidade, o programa beneficiou 1.594 crianças por meio do trabalho desenvolvido por 68 educadores, entre professores e tutores que foram capacitados no programa. O trabalho é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Várzea Paulista, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, e a ASEC – Associação pela Saúde Emocional de Crianças, entidade sem fins econômicos que é responsável pelo Programa Amigos do Zippy no Brasil. 
 
De acordo com a supervisora de Educação, Magali Augusto Souza, o programa aborda um tema fundamental para o desenvolvimento,  a educação emocional, que possibilita no espaço escolar, por meio de direcionamentos, formar e ensinar crianças pequenas a lidarem com dificuldades, desenvolvendo  habilidades emocionais e sociais. “Em nosso município o programa foi muito bem avaliado, pelos pais, gestores, professores e estudantes envolvidos, que perceberam a mudança de comportamento  e atitude  dos alunos frente a dificuldades e conflitos  do cotidiano”, explica. 
 
O programa é de grande importância para o município. “Com essa ação podemos promover uma educação em que a criança se aproprie de conhecimentos necessários para gerir seus sentimentos e pensamentos e com certeza um cidadão que terá mais sucesso em  suas relações familiares, sociais e profissionais”, finalizou a supervisora. 
 
A avaliação dos resultados foi obtida por meio de questionários respondidos por educadores (professores e orientadores) e pais responsáveis pelas crianças em dois momentos: antes da realização das atividades do programa e, posteriormente, depois da realização de tais ações. 
 
A avaliação demonstrou significativo avanço das crianças em autonomia cognitiva e protagonismo na busca de conhecimentos, resultante do desenvolvimento emocional e social. Os professores relataram nas respostas uma redução acentuada do comportamento agressivo. Segundo eles, antes do programa, apenas cerca de 15% dos alunos de Várzea Paulista evitavam brigas quando não gostavam da situação. Após vivenciarem as aulas do programa, no final do ano, este percentual saltou para cerca de 60%. 
  
Outro resultado bastante comemorado pelos pais das crianças se refere ao tema da responsabilidade assumida por seus filhos. Segundo eles, antes do programa apenas cerca de 15% dos estudantes de Várzea Paulista faziam suas obrigações sem a necessidade de serem lembrados delas. Ao final do programa houve um crescimento para 20%. 
 
“Ao desenvolver habilidades para lidar com as dificuldades do dia a dia, o Programa promoveu competências emocionais e sociais das crianças, aumentando a autoestima e permitindo que elas enfrentassem de forma mais segura os desafios acadêmicos”, afirmou a presidente da ASEC, Tania Paris. 
 
Projeto 
 
Desenvolvido em escolas, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o programa compreende uma série de seis histórias intituladas “Amigos do Zippy”. O Zippy é um inseto – um bicho-pau – e seus amigos são um grupo de crianças.
 
As histórias mostram esses personagens enfrentando problemas que são familiares às crianças: amizade, comunicação, solidão, bullying, mudanças, perdas e outras dificuldades. Cada história é ilustrada com uma série de figuras coloridas.
 
O conteúdo é dividido em seis módulos, cada um baseado em uma das histórias. Cada módulo possui quatro aulas de uma hora, desenvolvidas com as crianças preferencialmente uma vez por semana. Dessa forma, o programa tem duração total de 24 semanas. Cada aula começa com o professor lendo parte da história e as crianças, por sua vez, participam em atividades como desenho, dramatização, discussão do tema e jogos.
 
Sobre os Amigos do Zippy
 
O programa estimula as crianças a identificar e a falar sobre seus sentimentos, a construir estratégias para resolver problemas e a fazer escolhas que melhorem sua qualidade de vida, levando em conta os sentimentos das outras pessoas. Nos últimos 11 anos, beneficiou aproximadamente 250 mil crianças com o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais em 45 municípios brasileiros. O Amigos do Zippy tem sua eficácia comprovada internacionalmente na área de promoção de saúde mental pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Sua metodologia de aprendizagem está em total consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Além disso, em 2013, o MEC reconheceu a metodologia da ASEC de capacitação de educadores em Educação Emocional como Tecnologia Educacional promotora da Educação Integral e Integrada, na perspectiva de ampliação da jornada escolar no país e da articulação da escola com seu território.
 
Sobre a ASEC
 
A Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) é uma entidade sem fins econômicos, com equipe multidisciplinar e atividades que promovem saúde emocional para crianças, professores, pais e adultos em geral. Atuando desde 2004 com o programa educacional Amigos do Zippy e seus subprodutos, a ASEC já beneficiou mais de 300 mil pessoas no Brasil. A implementação dos programas é feita por meio de parcerias com secretarias municipais ou estaduais de educação, escolas particulares, entidades educacionais, empresas, fundações e institutos interessados em viabilizar a educação emocional no Brasil. A ASEC realiza avaliações do impacto de sua intervenção em todos os públicos que participam de seus programas e cursos, comprovando sua eficácia. Além disso, a associação é reconhecida como Entidade de defesa dos Direitos Humanos pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e é registrada no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de São Paulo.