Espaço, na Rua Padre Jordan, receberá um campinho e um parquinho, para entretenimento das crianças
O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, junto de outros representantes do executivo municipal, fez uma visita aos trabalhos iniciais para a instalação de um espaço de lazer, na Rua Padre Jordan – Jardim Bertioga -, na tarde da última quinta-feira (28). O gestor conversou com munícipes locais e com o morador parceiro na realização da empreitada. Também houve espaço para prestação de contas sobre as ações do governo e conferiu o andamento das intervenções de desassoreamento e limpeza no Córrego Bertioga e em sua margem, por parte de uma frente de trabalho da Prefeitura.
Segundo Rossi, a nova área lúdica deve permitir, junto de outros trabalhos permanentes, como a coleta seletiva, a ser iniciada ainda neste semestre, que se crie uma conquista importante à população. “A ideia é que exista aqui uma área mais agradável e limpa”, explicou.
O secretário de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, nos próximos dois meses, a pasta fará os trabalhos de desassoreamento do córrego (trecho da montante), nivelamento do terreno, reforma da passagem de pedestres sobre o córrego e da mureta no perímetro do parquinho. Também serão instalados os brinquedos e se cercará o campinho com alambrado e mourões, materiais doados pelo munícipe João Vítor. Segundo o secretário, também haverá plantio de grama. “Vamos gramar o espaço, para tentar conservá-lo limpo”.
De acordo com Germano, a Secretaria de Meio Ambiente fará podas de árvores, para aumentar um pouco a altura de suas copas e melhorar o aspecto visual do espaço.
O morador que fez as doações explicou que tinha esse desejo, há alguns anos. Agora, com o apoio da Prefeitura, tende a ver seu sonho realizado. “Minha intenção é tirar as crianças da rua. Quando se tem um parquinho, um campinho, diminuem-se as chances de que esses pequenos tenham contato com quem consome drogas”, justificou.
Outras conquistas
De acordo com Germano, assim que for concluída essa ação, será feita a revitalização de um espaço público, ao lado de uma escada hidráulica, entre a Rua Padre Jordan e a Rua das Acácias Mimosa, no Jardim Bertioga. Será retirada a vegetação excessiva e se executará o retaludamento do local, para sua estabilização.
De acordo com o prefeito, o bairro também receberá a contenção definitiva de deslizamento de terra nas encostas do Córrego Bertioga, que sofreram deslizamentos, a ter início na próxima semana, além de limpeza e desassoreamento nas margens e encostas do ribeiro, a partir da Rua Atroaris, no sentido Centro-bairro.
A Prefeitura também está viabilizando, segundo Rossi, uma verba para o recapeamento de toda a extensão da Avenida Bertioga.
Relevância do engajamento popular
O apoio da população, para a conservação da limpeza, será fundamental, na avaliação do prefeito, e foi reforçado aos moradores locais, na visita. “É preciso criar maneiras de conservar essa área em boas condições, após os trabalhos. Se a população não se empenhar, para”.
Nesse sentido, os munícipes poderão contar em breve com o serviço de coleta seletiva em toda a cidade, que vai reduzir, consequentemente, o peso do lixo domiciliar, com o recolhimento de madeiras e pilhas, por exemplo. Quanto menos resíduos forem recolhidos pelos caminhões de coleta de lixo comum, menor será o gasto da Prefeitura, que paga ao aterro sanitário um valor proporcional ao peso despejado.
Em breve, a cidade também vai contar com o cata-treco.
O prefeito também explicou que podem ser denunciados os descartes ilegais, com uma foto de quem o fez, ao poder público municipal, a fim de se tomarem as medidas cabíveis. Para fazê-lo, o morador deve contatar a Guarda Ambiental (telefone 153) ou o Setor de Fiscalização da Prefeitura (4596-9665).