3º Movimento Pedagógico tem seu primeiro dia

Evento tem enfoque na socialização de experiências e reflexão sobre a prática
 
 
Nesta quarta (25) a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer realizou o primeiro dia do III Movimento Pedagógico – Encontro e Caminhos. Com a temática ‘Compartilhando Saberes e Fazeres’ o evento reuniu professores e educadores do município para debater e socializar experiências, com o objetivo de proporcionar um momento de reflexão sobre a prática.
 
O evento contou com a presença do Secretário Adjunto de Cultura Jota Moreira que relatou ser uma honra participar do evento junto com a equipe da cultura. “Esperamos com as apresentações artísticas colaborar com o evento. A arte auxilia na formação do ser humano, na parte humana e profissional, e é somente através da transmissão e da valorização da cultura que formarem pessoas melhores”.
 
A vereadora Valdilene Marina de Oliveira prestigiou o evento e ressaltou a importância do trabalho dos educadores. “Nossos professores são guerreiros do dia-a-dia, que mesmo com dificuldades desenvolvem um trabalho maravilhoso com nossas crianças. Vocês fazem a diferença” elogiou a vereadora.
 
O vereador Claudemir Santos também assistiu às apresentações e parabenizou aos professores e educadores pelo trabalho desenvolvido nas escolas municipais. “Nós vemos a garra dos educadores de nosso município e o resultado do comprometimento com o trabalho”.
 
A supervisora de ensino Magali de Souza conta que é satisfatório ver os resultados dos trabalhos das unidades. “É um momento de dividir conhecimento, de trocar experiências e ver as apresentações das crianças e dos professores e é muito prazeroso”. 

 
A diretora da CEMEB Delminda Leda Vital, Dulce Franchi, conta que considera o Movimento Pedagógico um dos mais importantes do ano. “Acho riquíssima essa troca de experiências e muito bom compartilhar o que fazemos em nossa escola, e em nossa rede”. Ela conta que o momento contribui para o aperfeiçoamento dos professores e traz muitas aprendizagens. “Temos projetos maravilhosos na rede municipal e esse é o momento de conhecermos um pouco mais sobre eles”.
 
Nesse primeiro dia alunos e professores trouxeram apresentações artísticas e culturais resultantes dos projetos das unidades escolares. Entre as apresentações teatro, danças, canto, literatura de cordel e até uma bela apresentação de frevo que animou o público.  
 
Apresentações trazidas pela Secretaria Adjunta de Cultura também marcaram o evento. A primeira apresentação foi um monologo adaptado da obra de Castro Alves, O Navio Negreiro, interpretado pelo ator e professor de teatro José Moreira da Motta. O evento também contou com a participação dos alunos da Escola Municipal de Música e da Banda Sinfônica Jovem que fizeram apresentações de flauta, musicalização infantil, percussão e banda. A orquestra de violeiros Flor de Várzea finalizou o evento trazendo um pouquinho da música sertaneja. 
 
Amanhã (quinta – 26) o evento terá continuidade. Durante todo o dia serão realizadas as apresentações dos projetos desenvolvidos nas Unidades Escolares. Serão 27 apresentações no período da manhã e 28 apresentações no período da tarde, todas acontecerão na CEMEB Edith Schneider. Música clássica na escola, Canto, Jardim Reciclável e Grêmio Estudantil são alguns dos temas escolhidos. Segundo a supervisora Magali de Souza o intuito é valorizar e favorecer a troca de experiências. “A intenção é ampliar e estender os projetos a outras unidades escolares” conclui Magali.