Doze unidades escolares participaram do encerramento, com apresentações que valorizaram a diversidade cultural, a criatividade e a integração entre escola e comunidade

O Centro Esportivo Jordão Dias Fernandes, conhecido popularmente como Ginásio do Jardim Promeca, foi palco, nesta quinta-feira (22), do encerramento do 5º Festival de Dança dos Jogos Escolares de Várzea Paulista. O evento reuniu estudantes de 12 unidades da rede municipal de ensino em apresentações que destacaram a diversidade e a riqueza da cultura brasileira, passando por referências afro-brasileiras, manifestações culturais regionais e elementos da cultura amazônica.
A programação também contou com a presença do prefeito professor Rodolfo Braga, gestores municipais, vereadores, professores, familiares e integrantes da comunidade escolar, que acompanharam as apresentações e prestigiaram o desempenho dos estudantes.
No período da manhã, a classificação do festival ficou assim: em terceiro lugar, a CEMEB Carlos de Almeida; em segundo, a CEMEB Juvelita Pereira da Silva; e, conquistando o primeiro lugar, a CEMEB João Aprillanti.
À tarde, o terceiro lugar ficou com a CEMEB Manoel Caetano, enquanto a CEMEB Juvelita Pereira da Silva conquistou novamente o segundo lugar. A primeira colocação ficou com a CEMEB São Miguel Arcanjo.
A arquibancada esteve movimentada durante toda a programação, com a presença de pais, familiares e integrantes da comunidade escolar, que acompanharam e incentivaram os alunos durante as apresentações.
A avaliação dos grupos foi realizada por uma comissão formada por cinco jurados, que analisaram critérios como desempenho, coreografia, interação e escolha do tema. Integraram a comissão o gestor executivo de Cultura e Turismo, William Paixão; a professora Ashiley; Adriana Ferro; Ana Claudia Mineiro; e a gestora de Educação, Magali de Souza.


O show
Além de promover a dança, o festival proporcionou aos estudantes a oportunidade de pesquisar, conhecer e apresentar diferentes manifestações culturais. Entre os destaques estiveram apresentações que fizeram um resgate histórico da música brasileira, como “Estúpido Cupido”, clássico da Jovem Guarda gravado originalmente por Celly Campello em 1959, em versão em português de Fred Jorge para a canção “Stupid Cupid”, de Neil Sedaka.
A programação também percorreu a música internacional, com apresentação ao som de “Waka Waka (This Time for Africa)”, de Shakira, música oficial da Copa do Mundo da FIFA de 2010 e marcada pela influência da música africana e latina.
Avanço na Educação
Durante a cerimônia, o prefeito professor Rodolfo Braga destacou os avanços obtidos pelo município na área da educação e apresentou os dados mais recentes do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Várzea Paulista alcançou nota 6,5 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, resultado que representa uma evolução em relação aos índices anteriores, que passaram de 5,9 para 6,3 e, posteriormente, para 6,5. O município também superou as médias nacional e estadual nessa etapa de ensino.
Rodolfo também citou o desempenho de Várzea Paulista no Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA), divulgado em julho de 2026. No Grupo 7, o município alcançou nota 8,94 em uma escala de zero a dez. “Isso é motivo de comemoração. Ver o avanço de Várzea Paulista, para mim, é uma grande conquista”, afirmou o prefeito.
A gestora de Educação Magali de Souza ressaltou que o Festival de Dança representa uma oportunidade de aproximar a escola das famílias e da comunidade, fortalecendo vínculos que ultrapassam a sala de aula. “Hoje é um dia de celebração pelos avanços do município, mas, sobretudo, por todo o trabalho desenvolvido nas escolas. Esse trabalho começa no início do ano, com a escolha do repertório e das músicas, e a cada edição percebemos que as apresentações ficam ainda melhores”, destacou.


Para o gestor de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Júlio Pardal, o festival demonstra a força do trabalho desenvolvido pelos estudantes e profissionais da educação. “É uma satisfação enorme acompanhar apresentações tão bonitas e perceber o talento dos nossos alunos. Cada escola trouxe sua identidade e mostrou que a educação também se faz por meio da cultura e da arte”, afirmou.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal, Valdeci Popular, a evolução do festival demonstra o envolvimento de toda a comunidade escolar. “A cada ano o Festival de Dança fica melhor. É muito bonito ver o empenho dos alunos, dos professores e das famílias para fazer desse momento uma grande celebração”, finalizou.
O encerramento contou ainda com a presença dos gestores municipais e dos vereadores Robertinho de Almeida, Elton Mecânico e Mayara Regina.
Participaram do 5º Festival de Dança dos Jogos Escolares as seguintes unidades:
1. CEMEB Erich Becker
2. CEMEB Professor João Baptista Nalini
3. CEMEB Prof. Oswaldo Camargo Pires
4. CEMEB São Miguel Arcanjo
5. CEMEB Carlos de Almeida
6. CEMEB Juvelita Pereira da Silva
7. CEMEB Prof.ª Palmyra Aurora D’Almeida Rinaldi
8. CEMEB Manoel Caetano
9. CEMEB Anísio Teixeira
10. CEMEB Edite Schneider
11. CEMEB João Aprillanti
12. CEMEB Padre Wilfrido Wieneke
Com apresentações marcadas por criatividade, dedicação e diversidade cultural, o 5º Festival de Dança encerrou mais uma edição reforçando a importância da arte, da cultura e da participação das famílias no processo educacional dos estudantes de Várzea Paulista.

