Recuperação do sistema de drenagem da Marginal do Rio Jundiaí prossegue

Secretaria de Infraestrutura Urbana começa a realizar limpeza no trecho danificado em razão da chuva de 26 de janeiro
 
Os agentes da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Várzea Paulista iniciaram, na última quinta-feira (12), a segunda parte da recuperação da drenagem danificada pela forte chuva de 26 de janeiro, às margens do Rio Jundiaí.
 
A equipe começou a retirada de entulhos e a limpeza da área da jusante – deságüe no Rio Jundiaí – do trecho do Córrego da Rua Sorocaba. Com o trabalho, o sistema poderá comportar com segurança as águas das chuvas. 
 
Segundo o representante da pasta, Renato Germano, essa etapa tem sido cumprida com cautela, em razão das chuvas recentes. “O local recebe todas as águas pluviais da Região Norte”.
 
Também faz parte da obra a remoção das aduelas e manilhas de concreto descoladas da tubulação existente (travessias e ladrão), antes da chuva torrencial, no fim de janeiro. A base de sustentação da drenagem, também consideravelmente danificada, será refeita e o solo, compactado.
 
A partir de então, as duas travessias serão refeitas e reabertas e a parte quebrada do ladrão será devidamente reconstruída.Por fim, será recuperado o pavimento destruído pela chuva, na secção interditada da Marginal do Rio Jundiaí. Segundo Germano, se não houver chuvas, todo esse trabalho deve ser finalizado no final de março.
 
 
Intervenção necessária
 
De acordo com o secretário, o sistema será totalmente recuperado nos dois lados da Marginal do Rio Jundiaí. No início deste mês, uma limpeza do outro lado da Marginal (montante do trecho do córrego) deu início à obra. A frente de trabalho retirou a terra e a vegetação excessivas e fechou as duas travessias de aduelas danificadas pela chuva, para aumentar a vazão do Córrego. Assim, o fluxo de água na jusante foi diminuído – apenas o ladrão está em funcionamento – e a equipe teve condições de iniciar a intervenção principal, começada na quinta-feira.
 
 
Limpeza
 
Em breve, a pasta também providenciará agentes para realizarem a limpeza em trechos considerados perigosos ao fluxo de veículos na Marginal do Rio Jundiaí. De acordo com o secretário, a demanda em toda a cidade é grande e, assim que possível, as encostas do Rio Jundiaí que margeiam a via serão devidamente limpas. 
 
 
Busca de melhorias
 
Segundo Germano, a Prefeitura busca alternativas junto ao Governo Estadual, para que se viabilize, em breve, a recuperação de toda a via – drenagem, pavimento, limpeza e sinalização, incluindo defensas.