A coordenadora do Plano Municipal, Jaqueline Souza, fez um balanço dos três primeiros encontros e reforçou o papel de cada pasta municipal; Unidade Gestora de Transporte Público e Trânsito mostrou experiências bem-sucedidas voltadas a crianças de 0 a 6 anos

Em um mês, muito já foi feito para construir o PMPI (Plano Municipal pela Primeira Infância) de Várzea Paulista, que norteará as políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos pelos próximos dez anos. As Cirandas Formativas com gestores de todas as pastas municipais, lideradas pela coordenadora do plano, Jaqueline Souza, desde novembro, têm sido fundamentais. No último encontro, nesta quinta-feira (4), na Praça CEU, ela resumiu as três cirandas anteriores e mostrou o papel de cada pasta na elaboração do plano, inclusive por meio de ações já realizadas no município.
A Unidade Gestora de Transporte Público e Trânsito teve espaço para demonstrar ações exitosas que contribuem para um número muito positivo: a ausência de crianças vítimas fatais em acidentes, desde janeiro de 2020.
Segundo a servidora municipal, os três primeiros encontros foram importantes para que cada administrador público presente pudesse pensar sobre a própria infância e como Várzea Paulista pode melhorar as práticas já adotadas e criar novas medidas que tornem a cidade cada vez mais acolhedora e desenvolvedora das crianças da primeira infância — 0 a 6 anos. “No segundo encontro, concluímos que para cumprir o desafio da Urban95, precisamos adaptar os espaços para o brincar livre e maior contato com a natureza”, exemplificou.
Já no terceiro encontro, as unidades gestoras puderam debater internamente seus objetivos estratégicos e mostrar umas às outras o que já tem sido realizado, além de começarem a estruturar o guia público que será disponibilizado, em breve, com todos os serviços essenciais voltados à primeira infância.


Na segunda e terceira cirandas, respectivamente, as Unidades Gestoras de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, e de Desenvolvimento Social, puderam mostrar práticas bem-sucedidas, como, por exemplo, o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e os diversos parques existentes em todas as regiões da cidade.
No quarto encontro, a gestora municipal de Planejamento e Inovação, Carla Medeiros, informou que o PMPI terá todos os cuidados orçamentários, a partir dos dados da própria pasta, para que as unidades reservem recursos às políticas planejadas.
Jaqueline destacou a importância de fazer um plano bastante cuidadoso e realista, que possa melhorar a vida das crianças sem prometer medidas acima da realidade financeira do município. “A gente vai resolver as questões para o desenvolvimento, graças à consultoria com a Urban, mas também conseguimos desenvolver um plano absolutamente executável, o que é muito diferenciado”.
A coordenadora deixou uma mensagem, ao final de sua apresentação: “Uma cidade boa para as crianças é uma cidade boa para Todos!”. Ficou claro, ao final das Cirandas, que o Plano Municipal pela Primeira Infância garante que, independentemente de quem estiver na gestão, a criança continuará sendo prioridade absoluta pelos próximos dez anos.


Várzea Paulista já tem o que mostrar!
A Unidade Gestora Municipal de Transporte Público e Trânsito trouxe dados importantes sobre as ações de sucesso para deixar o trânsito mais seguro às crianças e à população em geral. No último Maio Amarelo, por exemplo, houve cerca de mil crianças contempladas com as iniciativas, 500 veículos abordados e palestras de cinco empresas de palestra. Outro destaque é a Cidade Mirim, que simula uma cidade e ensina regras de trânsito a alunos, que são verdadeiros multiplicadores desses conhecimentos, é realizada desde 2020.
Atividades lúdicas em parceria com a Polícia Militar e o Detran-SP, para conscientizar crianças de 0 a 5 anos, o trabalho que já vem sendo feito com a mascote do Trânsito e as ações do Papai Noel do Trânsito, que dará dicas de trânsito e outras orientações neste final de ano, também foram destacadas.
Um dado importante foi trazido pelo gestor executivo municipal de Trânsito, Marco Bueno: desde janeiro de 2020, quando se iniciou o primeiro mandato do prefeito professor Rodolfo Braga, a cidade não registrou nenhuma criança vítima fatal de acidentes de trânsito.
A pasta também tem tido a preocupação de cumprir seu papel de tornar o trânsito mais seguro no entorno de todas as 56 escolas da cidade (municipais, estaduais e particulares). A apresentação também contou com a participação do gestor municipal de Transporte Púbico e Trânsito, Ricardo Rodrigues.
Outras políticas já realizadas pela Prefeitura foram citadas pela coordenadora, como, por exemplo: o teatro para bebês, em todas as creches, feito pela Unidade Gestora Executiva de Cultura, com emenda parlamentar; o aprimoramento e expansão das equipes de saúde, com o desenvolvimento de protocolos de atendimentos pré-natal e puericultura; e a construção do novo hospital municipal, que terá pediatria e maternidade.


Autoridades celebram avanços e a busca por uma cidade voltada às crianças
O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, realçou que concretizar as ações vale muito mais do que qualquer discurso bem elaborado. Para o mandatário, Várzea Paulista tem crescido bastante e avançará ainda mais com a elaboração e realização do Plano Municipal, coordenado por Jaqueline Souza, cujo entusiasmo fez questão de elogiar. Na avaliação de Braga, política pública boa de verdade é a que melhora a vida das pessoas e o quarto encontro encerra um ciclo que dá um importante pontapé inicial para os trabalhos que culminarão em um plano fundamental para construir uma cidade que saiba, cada vez mais, acolher e desenvolver as crianças.
“Cuidar da primeira infância é cuidar do futuro da cidade; é planejar com carinho, seriedade e coragem. E coragem não falta para vocês. Quero agradecer muito o empenho, escuta, dedicação com as quais cada um participou dessa caminhada. Esse plano não tem dono, ele é de todos. E se tem algo que esses encontros mostraram é que, quando caminhamos juntos, nossa cidade se torna mais justa, mais humana e mais preparada para acolher suas crianças. Vocês provam que Várzea Paulista tem profissionais que acreditam no que fazem e sabem transformar, com cuidado, o futuro”, concluiu o prefeito.
O vice-prefeito e gestor municipal de Governo e Administração, João Paulo de Souza, também elogiou bastante os gestores municipais e defendeu uma simbiose cada vez maior, para que os resultados positivos sejam cada vez mais frequentes. “Muita coisa já foi feita com essa união e muito está por vir”, afirmou.


Escutas públicas
A partir de segunda-feira (8), começa uma nova etapa da elaboração do PMPI (Plano Municipal pela Primeira Infância): as escutas públicas.
Pais, responsáveis, educadores e os demais moradores serão convidados a responder um questionário detalhado, sobre assuntos como mobilidade, saúde, educação, espaços de brincar, segurança, habitação, cultura e convivência. O intuito é entender como a cidade funciona hoje para quem cuida de crianças pequenas e quais melhorias são consideradas prioritárias. O prazo é de 30 dias.
A Prefeitura ainda promoverá oficinas lúdicas nas escolas, com crianças pequenas, que poderão expressar, por meio de desenhos, conversas, brincadeiras e pequenas frases, a visão que possuem da cidade e como imaginam o lugar ideal para viver e brincar.
A comissão que dará continuidade à elaboração do PMPI voltará a se reunir periodicamente já no mês que vem.