Cursos de auxiliar de almoxarifado, manutenção predial, manicure, design de sobrancelhas e/ou empreendedorismo foram concluídos por 105 trabalhadores, que receberam os certificados e celebraram o resultado de seu empenho

A tarde desta quarta-feira (3) foi importante para 105 integrantes do programa Várzea Inclui — uma política municipal de combate ao desemprego e capacitação para reinserção no mercado —, que concluíram o ciclo formativo deste semestre. Cada um deles fez um ou mais dos cursos ofertados no período: almoxarifado, manutenção predial, manicure, design de sobrancelhas e empreendedorismo. O objetivo da solenidade, realizada no Espaço Cidadania, foi premiar o esforço dos trabalhadores e incentivá-los ainda mais.
As capacitações foram viabilizadas por meio da parceria entre a Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social de Várzea Paulista e a OSC (organização da sociedade civil) Instituto Recrie. Ao todo, foram entregues 145 certificados.
O intuito do programa é ampliar oportunidades de qualificação profissional, dar suporte ao desenvolvimento pessoal e incentivar a independência financeira. A iniciativa valoriza o potencial dos moradores da cidade, por meio de cursos e capacitações práticas, que unem conhecimento, orientação social e envolvimento em atividades que fortalecem a cidadania e autoestima.



Para o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, bastante feliz durante a festividade, parabenizou os participantes do programa e destacou que eles receberem os certificados é uma conquista que reflete a superação, dedicação e vontade de crescer de cada um deles. “O programa Várzea Inclui premia o esforço e esperança, e é a demonstração prática de que, quando o poder público investe nas pessoas, os resultados aparecem e transformam a vida das pessoas”, defendeu.
Ele fez questão de enaltecer o trabalho da pasta municipal como um todo, de seus técnicos da Rede Suas (Sistema Único de Assistência Social), e em especial, dos profissionais: Sandra Aparecida Moreno da Cruz, diretora de Proteção Básica, e Cassandra Pellini, chefe da mesma pasta; Renato Martinez e Eliane Lorencini, gestores executivos da unidade; Reinaldo Favaro, coordenador do Várzea Inclui, e Waldir Caldas, agente que atua próximo aos beneficiários do programa.
Para o coordenador-geral do Instituto Recrie, Jorge Conceição, participar da solenidade foi uma grande honra, por representar um momento tão especial de coragem e superação por parte dos trabalhadores e de um considerável cuidado social do poder público da cidade. Ele agradeceu à Prefeitura e, em especial, reconheceu o competente trabalho técnico da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social. “Nosso trabalho, enquanto OSC, só faz sentido porque existe uma política pública séria, comprometida e sensível às necessidades da população. O Várzea Inclui é uma prova disso. É um programa que acolhe, qualifica e abre portas. Nós, do Insituto Recrie, temos orgulho de ser parceiros nessa missão”, disse.

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, demonstrou bastante orgulho e ressaltou que a administração municipal que lidera tem como objetivo principal ver o povo varzino feliz e cuidar das pessoas. O mandatário fez questão de parabenizar os trabalhadores pela conclusão do curso e certificado e desejou que conquistem ótimas oportunidades profissionais. “É uma história que construímos juntos. E eu quero encontrar vocês futuramente e ouvir de vocês que tudo deu certo e vocês conseguiram conquistar algo significativo, a partir desse passo que estão dando hoje”.
Presenças
Entre outras autoridades municipais que também estiveram presentes, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Várzea Paulista, Abigail Braga, e vice-presidente da Câmara Municipal, Valdecir, prestigiaram o evento.