Representantes dos órgãos municipais componentes da Comdec (Coordenadoria Municipal da Defesa Civil) planejam atuação durante o período de maior incidência de chuvas que, inicialmente, vai até 31 de março

A Comdec (Coordenadoria Municipal da Defesa Civil) de Várzea Paulista realizou uma reunião preventiva fundamental, na manhã desta segunda-feira (1º), o primeiro dia da Operação Verão na cidade, que, inicialmente, vai até dia 31 de março de 2026, período que deve apresentar uma grande incidência de chuvas fortes. O objetivo foi apresentar os dados do verão anterior para municiar os órgãos municipais que compõem a Comdec e planejar ações coordenadas que evitem acidentes no período que, historicamente, traz as chuvas mais perigosas. O encontro foi feito no auditório da Praça CEU.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Várzea Paulista, Cristiano Vargas, foram traçadas metas e cada unidade gestora municipal, já ciente de seu papel na prevenção de desastres, fará seu próprio plano para a elaboração do documento geral, nos próximos dias.
Dois representantes de cada pasta municipal envolvida estiveram presentes: Segurança Pública; Saúde; Desenvolvimento Social; Educação; Infraestrutura Urbana e Obras Públicas; Pessoa com Deficiência; Meio Ambiente; Urbanismo e Habitação; e Governo e Administração.
As Operações Verão, Estiagem e Inverno são baseadas na Lei Federal nº 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), e no Decreto Federal nº 10.593/2020, que regulamenta o funcionamento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil (Conpdec) e Sistema Nacional de Informações sobre Desastres.



Orientações em caso de chuvas
– Ao sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente;
– Se houver tempestade com raios e vendaval, busque abrigo em um lugar seguro;
– Se tiver inundação, não atravesse a pé nem de carro, e procure um lugar mais alto.
– No período de chuvas, não transite em áreas alagadas.
– Se estiver em área de morro e houver qualquer sinal de escorregamento de terra, saia de imediato;
– Caso esteja no automóvel e a via comece a alagar, entre em contato — urgentemente — com um dos canais disponíveis, para receber a orientação correta sobre sair ou não do veículo: GCM (Guarda Civil Municipal), número 153; Defesa Civil, número 199; Corpo de Bombeiros, número 193; ou Serviço de Atendimento de Urgência (Serviço de Ambulância), telefone 192. Se for necessário e seguro sair, deixe-o com os vidros e portas abertos, pois isso provavelmente evitará que ele seja arrastado para rios ou córregos próximos, por exemplo. Se já houver pane elétrica, o vidro estiver fechado e for seguro sair, retire o encosto de cabeça do banco do motorista e quebre os vidros com as partes pontiagudas do encosto, até que não haja nenhum pedaço de vidro e você possa passar sem se cortar.