Secretaria de Infraestrutura Urbana começa a realizar limpeza no trecho danificado em razão da chuva de 26 de janeiro
Os agentes da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Várzea Paulista começaram, na manhã da última quarta-feira (4), a recuperação da drenagem danificada pela forte chuva de 26 de janeiro, às margens do Rio Jundiaí. O sistema será totalmente recuperado nos dois lados da Marginal do Rio Jundiaí. Segundo o secretário da pasta, Renato Germano, a limpeza dá início à primeira parte das intervenções, no montante do trecho do Córrego da Rua Sorocaba. “Estamos fazendo a melhoria da drenagem na parte de cima”.
O gestor explicou que, até o próximo sábado (7), a frente de trabalho vai retirar a terra e vegetação em excesso e fechar as duas travessias de aduelas danificadas pela chuva, e assim, aumentar a vazão do Córrego. Dessa forma, o fluxo de água na jusante (outra margem do Rio Jundiaí) será menor – apenas o ladrão funcionará – de maneira que a equipe possa começar a intervenção principal.
Essa segunda etapa terá início na próxima segunda-feira (9), segundo o gestor. Os agentes retirarão os entulhos e limparão a área. Ao todo, serão pelo menos 50 caminhões de terra e sujeira retiradas.
No prosseguimento da obra, serão removidas as aduelas e manilhas de concreto descoladas da tubulação existente (travessias e ladrão), antes da chuva. A base de sustentação da drenagem, também consideravelmente danificada, será refeita e o solo compactado. A partir de então, as duas travessias serão refeitas e reabertas e a parte quebrada do ladrão será devidamente reconstruída.
Por fim, será recuperado o pavimento destruído pela chuva, na secção interditada da Marginal do Rio Jundiaí.
Segundo Germano, se não houver chuvas, todo esse trabalho deve ser finalizado na segunda semana de março.
A Secretaria de Infraestrutura Urbana deve começar a operação tapa-buracos na Marginal, na próxima quinta-feira (5), se as condições naturais permitirem.
Limpeza
A pasta também providenciará, em breve, agentes para realizarem a limpeza em trechos considerados perigosos ao fluxo de veículos na Marginal do Rio Jundiaí. Segundo o secretário, a demanda em toda a cidade é grande e, assim que possível, as encostas do Rio Jundiaí que margeiam a via serão devidamente limpas.
Busca de melhorias
Segundo Germano, a Prefeitura busca alternativas junto ao Governo Estadual, para que se viabilize, em breve, a recuperação de toda a via – drenagem, pavimento, limpeza e sinalização, incluindo defensas.