Encontro desta quarta-feira (19) abordou a institucionalização da região e a apresentação do sistema CircuitoBR e incluiu um balanço do 4º Fórum

A Região Turística Negócios e Cultura, que reúne Várzea Paulista e outros dez municípios paulistas e é oficialmente reconhecida pelo Governo Estadual, já tem a sede definida para o seu 5º Fórum, em maio de 2026: Várzea Paulista. A decisão foi tomada na reunião mensal de planejamento do colegiado, realizada nesta quarta-feira (19), no Hotel Orquídea, em Várzea Paulista, com a participação de nove municípios: Caieiras, Francisco Morato, Franco da Rocha, Cajamar, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jandira, Itapevi, Carapicuíba.
A pauta do encontro mensal abordou duas exposições temáticas: a primeira sobre a institucionalização da RT (Região Turística), feita por um dos coordenadores de Projetos da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), Ulisses Sales; e a segunda para apresentar o sistema CircuitoBR, conduzida por Daniel Malk, cofundador da instituição. Os participantes também fizeram um balanço do 4º Fórum da Região Turística, promovido em Caieiras, em 21 de outubro.
Momento histórico para a cidade
O gestor municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo da cidade anfitriã, Júlio Pardal, comemorou a possibilidade de sediar o encontro e próximo Fórum. “Receber a reunião da Região Turística Negócios e Cultura reforça a posição de Várzea Paulista como um município comprometido com o fortalecimento do turismo regional. Discutimos pautas importantes e saímos com resultados muito positivos, entre eles a definição de que nossa cidade sediará o 5º Fórum de Turismo da RT em 2026, com todo apoio do nosso prefeito, professor Rodolfo Braga, e vice-prefeito, João Paulo de Souza. É uma conquista de todos, que destaca nosso trabalho e reafirma o papel de Várzea no desenvolvimento integrado dos 11 municípios que compõem a região”.


O gestor executivo municipal de Cultura e Turismo de Várzea Paulista, William Paixão, também celebrou bastante o resultado dos trabalhos realizados para desenvolver o grande potencial turístico do município. “Começamos o ano com duas grandes conquistas: o lançamento da marca Turismo Várzea Paulista e a implantação da nossa primeira rota turística, a Rota das Orquídeas — marcos que abriram um novo capítulo para a cidade. Esses avanços deram ainda mais força à nossa entrada na Região Turística Negócios e Cultura, oficializada no 4º Fórum, em Caieiras. Desde então, seguimos crescendo: estruturamos o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), cuja lei está prestes a ser aprovada, e agora celebramos com muito entusiasmo a confirmação de que seremos sede do 5º Fórum de Turismo da RT em 2026. É um reconhecimento que nos enche de orgulho e que mostra, com clareza, que Várzea está dando passos firmes rumo a um futuro turístico vibrante, integrado e cheio de oportunidades”, declarou.
O vice-prefeito e gestor municipal de Governo e Administração de Várzea Paulista, João Paulo de Souza, destacou a grande possibilidade que o município, que já tem grande industrialização e tem empresários dispostos a apoiar os projetos, possa busca recursos junto à iniciativa privada, com a ajuda muito bem-vinda da Região Turística e a experiência de seus componentes. “A gente quer ficar à disposição de vocês, mas a nossa principal vontade aqui é de aprender com vocês. Com toda certeza, vocês já têm uma caminhada maior. Entendemos que Várzea Paulista tem uma vocação que precisa ser explorada. A gente fala muito da nossa Serra do Mursa, a proximidade muito grande com a capital, a Região Metropolitana da Grande São Paulo, a Região Metropolitana de Campinas. Tenho certeza de que nós, aqui da Região Metropolitana de Jundiaí, poderemos avançar muito”, afirmou.
Presenças
O vice-presidente interlocutor da RT Negócios e Cultura e diretor cultural de Cajamar, José Roberto Negrão, o vice-prefeito de Franco da Rocha, Diego Hernandez e a diretora municipal do Departamento de Turismo de Várzea Paulista, Michele Camargo, também participaram da reunião. Osasco e Barueri também compõem a Região Turística, mas não enviaram representantes.