Segundo encontro da Ciranda Formativa debate o brincar em espaços públicos e verdes

Formação intersetorial promovida pela Urban95 proporciona espaço de diálogo entre gestores municipais

A Primeira Infância voltou a ser o foco em Várzea Paulista nesta quarta-feira (12), durante o segundo encontro da Ciranda Formativa, promovida pela Urban95. Gestores municipais se reuniram no Auditório da Praça CEU para retomar os estudos sobre o tema, que desta vez abordou “A criança, a natureza e o brincar: a importância dos espaços públicos e verdes para o desenvolvimento infantil”.

Durante a abertura, a coordenadora do Plano Municipal pela Primeira Infância, Jaqueline Souza, relembrou as ações da primeira Ciranda Formativa e destacou a importância do trabalho conjunto entre os gestores municipais na construção de uma cidade melhor para as crianças. “Estamos pensando no futuro, mas precisamos agir no presente. No último encontro, ficou claro que cada um teve uma infância diferente e carrega suas próprias bagagens. Que possamos, agora, trabalhar juntos para desenvolver uma cidade melhor”, afirmou.

Refletir sobre as experiências e interações que as crianças podem vivenciar ao frequentar espaços públicos e verdes norteou o encontro, que contou com a mediação dos especialistas Marcelo Peroni e Lucila Almeida.

Cirandas Formativas

A Ciranda Formativa contará com mais dois encontros, nos dias 18 e 24 de novembro, com os temas:

  • Programas e serviços: intersetorialidade, equidade e ofertas básicas;
  • Encerramento: apresentação da Carta de Serviços para a Primeira Infância e das metas do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

As Cirandas fazem parte do compromisso da Prefeitura de Várzea Paulista com a agenda da Primeira Infância, fortalecida após a adesão do município à Rede Urban95 — uma iniciativa global que apoia cidades na criação de políticas públicas voltadas às crianças pequenas e suas famílias.