Escolas Padre Wilfrido, São Miguel Arcanjo e Professor Carlos de Almeida faturaram os três primeiros lugares, respectivamente, durante a manhã; Erich Becker, Professor Carlos de Almeida e Professora Palmira D’Almeida Rinaldi foram as três melhores da tarde

Quem esteve presente no Ginásio Jordão Dias Fernandes (Jardim Promeca), na última quinta-feira (6), certamente ainda se lembra dos vários estilos musicais representados durante o Festival de Dança dos Jogos Escolares. Rock, frevo, dança do ventre, reggaeton e vários outros gêneros marcaram presença nas criativas apresentações dos alunos das 11 escolas municipais do Ensino Fundamental de Várzea Paulista (Anos I a V). A festividade esbanjou alegria, espírito esportivo, solidariedade e a inclusão de pessoas com deficiência.
Os alunos performaram no período em que já estudam. Na parte da manhã, a medalha de ouro ficou para o Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Padre Wilfrido Wieneke (Jardim Bertioga); a prata foi do Cemeb São Miguel Arcanjo (Jardim América IV) e o Cemeb Professor Carlos de Almeida (Jardim Promeca) conquistou o bronze. Na parte da tarde, as três melhores escolas foram os Cemebs Erich Becker (Cidade Nova II), com a medalha de ouro; Professor Carlos de Almeida, em segundo lugar; e Professora Palmira D’Almeida Rinaldi (Parque Guarani), que levou a medalha de bronze.
Um destaque importante, no quesito inclusão, foi, sem dúvidas a coreografia Just Dance, da escola Padre Wilfrido, na parte da manhã. Conduzida pela professora polivalente Carla Passarelli Rebouças e o professor e Educação Física Carlos Eduardo Rossini, a performance trouxe a bela mensagem de que dançar é para todas as pessoas, independentemente de idade, etnia ou condição física. A aluna cadeirante Maria Nicolly Chaves, do 4º ano A, brilhou com as colegas.
O festival contou com uma forte presença de familiares, que ajudaram a abrilhantar o evento com uma verdadeira festa nas arquibancadas. O evento foi supervisionado pelos coordenadores técnicos da Unidade Gestora Municipal de Educação, Filipe Pires Biachin e Fabiano Mantovani.



Os Jogos Escolares são promovidos pelas Unidades Gestoras Municipais de Educação, e de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo.
Participações
A festividade registrou a presença de diversas autoridades municipais, entre as quais o vice-prefeito e gestor municipal de Governo e Administração, João Paulo de Souza, o gestor municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Júlio Pardal, a gestora municipal de Educação, Magali de Souza (fez parte do júri), o gestor executivo municipal de Cultura e Turismo, William Paixão (outro dos jurados), o presidente da Câmara Municipal, Eliseu Notário.
Encerramento será realizado nesta terça (11)
A solenidade que encerrará oficialmente os Jogos Escolares deste ano será realizada no Ginásio Jordão Dias Fernandes, a partir das 9 horas. Homenagens, premiações e o apagamento da pira olímpica marcarão a cerimônia, que será aberta ao público em geral. O endereço é Rua Inglaterra, s/n — Jardim Promeca.