Novembro Azul é tema de palestra na Câmara Municipal

Poder Legislativo e Executivo se unem em prol da saúde dos homens

Visando romper a barreira do preconceito e levar informações sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Câmara Municipal de Várzea Paulista, em parceria com a Prefeitura, realizou uma palestra em celebração ao Novembro Azul.

Para o vice-prefeito e gestor de Governo e Administração, João Paulo de Souza, a informação é um passo importante rumo a uma vida saudável. “O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, hoje, unimos Câmara e Prefeitura para levar informação à nossa população”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal, dr. Eliseu Notário, destacou que cuidar da saúde é um ato de coragem e responsabilidade. “Estamos aqui para quebrar tabus e entender a importância de buscar o médico regularmente, já que o diagnóstico precoce salva vidas.”

Segundo a gestora de Saúde, Maria Malta, é preciso romper a cultura de que o homem deve suportar a dor. “Precisamos mudar essa lógica e cuidar da saúde”, disse. A gestora de Assuntos Jurídicos, Flor Gaino, reforçou que o Novembro Azul é uma oportunidade para os homens priorizarem a própria saúde. “Cuidar da saúde também é coisa de homem. Não deixem que a falta de tempo ou a vergonha prejudiquem sua vida”, alertou.

Saúde do Homem

O médico urologista Eduardo Battel ministrou uma palestra aos convidados, apresentando dados estatísticos sobre o câncer de próstata no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a doença atinge um em cada sete homens, com 64 mil novos casos por ano, sendo o tipo de câncer de maior incidência entre os homens e o segundo em mortalidade, com cerca de 13 mil óbitos anuais.

De acordo com o médico, o diagnóstico precoce é imprescindível, já que, quando os sintomas aparecem, 95% dos casos já estão em estágio avançado. “Não esperem os sintomas aparecerem, porque, quando isso ocorre, não há mais cura — apenas cuidados paliativos”, alertou o especialista.

Os principais sintomas do câncer de próstata incluem dificuldade ou dor ao urinar, necessidade de urinar com mais frequência — especialmente à noite —, diminuição da força do jato de urina, presença de sangue na urina ou no sêmen e dor na região pélvica, nas costas ou nos quadris.