Várzea Paulista inicia Cirandas Formativas com foco na Primeira Infância

Encontro intersetorial reuniu gestores municipais e debateu a cidade sobre o olhar das crianças

Um milhão de conexões cerebrais por segundo — é nesse ritmo acelerado que o cérebro das crianças funciona durante a Primeira Infância, dos 0 aos 6 anos. Por isso, todos os aprendizados, sensações e vivências dessa fase ganham um significado especial, que será levado por toda a vida. Com o objetivo de oferecer serviços públicos pensados para essa etapa e enxergar a cidade sob a perspectiva de uma criança de 95 cm de altura, os gestores municipais de Várzea Paulista iniciaram, na terça-feira (04), a participação nas Cirandas Formativas.

O primeiro encontro do grupo, intitulado “Políticas da Primeira Infância: responsabilidade de toda a cidade”, foi realizado no Centro de Formação do Professor e contou com a participação on-line da coordenadora executiva da Rede Urban95 Brasil, Isabella Gregory, e da professora doutora Juliana Prates, especialista em desenvolvimento infantil. Além de gestores municipais varzinos.

Para o prefeito professor Rodolfo, que participou em agosto deste ano do Encontro Nacional da Urban95, em Fortaleza (CE), pensar na Primeira Infância vai muito além da vacinação e da educação. “Estamos aqui para aprender e nos debruçar na construção de um plano eficaz para a Primeira Infância em Várzea Paulista, no qual vamos pensar no futuro de toda a cidade. Temos grandes desafios pela frente, mas a infância não pode esperar”, ressaltou.

O vice-prefeito e gestor de Governo e Administração, João Paulo de Souza, destacou a importância do aprendizado. “O prefeito Rodolfo é um grande incentivador desta iniciativa e nos motiva a aprender mais sobre a Primeira Infância. Que, após essa formação, cada gestor possa olhar para sua área de atuação e pensar na criança como uma de suas prioridades”, afirmou.

A coordenadora do Plano Municipal pela Primeira Infância de Várzea Paulista, Jaqueline, explicou como as Cirandas Formativas vão contribuir para a elaboração do plano. “Que possamos aproveitar este espaço para aprender e trabalhar juntos. Que cada gestor entenda como a Primeira Infância e as crianças estão inseridas em cada setor da Prefeitura”, explicou. “Hoje as cidades são feitas por adultos e para adultos. Agora, vamos começar a pensar do ponto de vista das crianças, buscando uma nova perspectiva para a nossa cidade”, finalizou.

Cirandas Formativas

A Ciranda Formativa contará com mais três encontros, nos dias 12, 18 e 24 de novembro, com os temas:

  • A criança, a natureza e o brincar: a importância dos espaços públicos e verdes para o desenvolvimento infantil;
  • Programas e serviços: intersetorialidade, equidade e ofertas básicas;
  • Encerramento: apresentação da Carta de Serviços para a Primeira Infância e das metas para o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI).

As Cirandas fazem parte do compromisso da Prefeitura de Várzea Paulista com a agenda da Primeira Infância, fortalecida após a adesão do município à Rede Urban95, uma iniciativa global que apoia cidades na criação de políticas públicas voltadas às crianças pequenas e suas famílias.