Volume de chuva acima da média atinge Várzea Paulista

Educação - Destaques

73 milímetros de chuva, maior do que o acumulado dos 10 primeiros dias de janeiro, em pouco mais de duas horas

Na madrugada da última segunda-feira (26), a cidade de Várzea Paulista registrou a mais forte chuva desde que a cidade passou a monitorar os índices pluviométricos, foram 73 milímetros de chuva em pouco mais de duas horas. Para efeito de comparação o volume de chuva registrado é maior do que o acumulado dos 10 primeiros dias do mês de janeiro, que havia registrado 67 milímetros. Vale ressaltar que os estudos do Instituto Geológico (IG) apontam que o solo de Várzea Paulista tem um índice de tolerância de 80 mm de chuva, sendo assim, o uso da estação meteorológica digital, serviu para que a defesa civil colocasse a cidade em estado de atenção.

Até o presente momento, a equipe da Defesa Civil atendeu algumas ocorrências como quedas de muros em fase de construção nas regiões dos bairros Jardim Paulista e Jardim América. Alguns pontos de alagamentos também foram detectados na cidade, os trechos foram limpos e liberados ainda durante a madrugada, por volta das três da manhã por equipes das diversas secretarias da Prefeitura de Várzea Paulista.

O lado mais negativo fica por conta do desaparecimento N.C.P. cujo veículo foi localizado no dia de hoje (26) dentro do Rio Jundiaí, segundo depoimento da vítima que estava com ele no veículo no horário da chuva, N. teria ultrapassado veículos que estavam parados por conta de um ponto de alagamento e ao avançar sobre este teve o veículo levado pela enxurrada.