A Unidade Gestora Municipal de Transporte Público e Trânsito faz a confecção; cada placa comprada pronta seria quase 50% mais cara do que a feita internamente

A Unidade Gestora Municipal de Transporte Público e Trânsito de Várzea Paulista consegue trazer economia e praticidade à sinalização de uma forma pouco conhecida pela população: a confecção própria das placas. Com a compra dos discos e do vinil (adesivo colante) e a montagem feita por servidores, o Município economiza quase aproximadamente 45% em cada placa e pode fazer a compra de forma muito rápida, atendendo a demanda exata. Isso evita ter de adquirir pacotes fechados com placas que ficariam simplesmente estocadas ou esperar dias até a entrega.
Uma placa nova custa cerca de R$ 210,00. Já a confeccionada internamente, com a compra do disco e do vinil, o corte do vinil e a fixação do material sobre o disco, tem um custo aproximado de R$ 115,00. Cada placa demora cerca de dez minutos para ficar pronta, enquanto as placas novas poderiam demorar vários dias para chegar, pois o prazo dependeria do fornecedor.



Segundo o gestor executivo municipal de Trânsito, Marco Bueno, a demanda é identificada por agentes de trânsito, vereadores ou população em geral. Depois disso, identifica-se a placa exata que é necessária e, por fim, o técnico de informática da pasta, Eduardo Nogueira Domingos, e o chefe semafórico, Osmar Alves Pereira, confeccionam-na.
“Conseguimos dar uma resposta rápida, principalmente para os casos de placas específicas e até mesmo algumas personalizadas, como as de horários de passagem de crianças nas faixas de pedestre próximas a escolas, por exemplo”, explica Bueno.