Prefeitura e Senai finalizam curso de panetones com entrega de certificados

Alunos concluíram formação de 40 horas, realizada na carreta do Senai; evento ainda incluiu uma homenagem à professora do Senai, Giseli Mohacsi

Os 14 alunos do curso de panetones doces e salgados realizado na carreta do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em Várzea Paulista, concluíram a formação de 40 horas, na tarde da última sexta-feira (31). Além de demonstrar o trabalho com uma degustação dos produtos, os formandos receberam o certificado e receberam o incentivo do gestor municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Fazenda, Fernando Pasqualino, que ainda homenageou a professora do curso, Giseli Mohacsi, do Senai de Campo Limpo Paulista. O curso é fruto de uma parceria entre a pasta municipal e a escola.

Ao longo da capacitação, os estudantes aprenderam diversas técnicas para a produção dos famosos panetones, tão aguardados para as comemorações natalinas. As receitas ensinadas foram salgadas (panetones com frios, por exemplo) e doces, incluindo os panetones recheados. A professora também deu dicas para embalar os produtos.

Na formatura, Pasqualino elogiou a docente, os alunos e a formação como um todo, pela possibilidade de realmente fazer a diferença na vida dos munícipes e de Várzea Paulista. O gestor ainda aproveitou a oportunidade para fazer uma bela homenagem à Gisele, em nome da administração professor Rodolfo Braga e do município, com a entrega de uma orquídea e de produtos de beleza, pela grande qualidade das aulas, reconhecida pelos alunos, e por toda a dedicação, nos nove cursos que ministrou na cidade neste ano. A profissional se mostrou bastante grata.

“Quando a professora vem e ensina um ofício para as pessoas, um curso com foco em capacitar para ganhar dinheiro e levar renda extra para casa, ela transforma a vida das famílias da nossa cidade; e quando você transforma a vida dessas famílias, você transforma a nossa cidade como um todo. Então, a cidade tem uma gratidão por tudo o que você fez por nós aqui, professora. Você plantou várias sementes para gerar novos empreendedores na nossa cidade, que vão florescer, dar frutos”, afirmou ele.

O gestor espera que 2026 traga novas parcerias e cursos ministrados por Gisele e que os formandos possam vender seus produtos na próxima edição da Feira de Negócios e Serviços – FENS Várzea Paulista, que, este ano, possibilitou muitas vendas aos empreendedores participantes.

Carreta do Senai

Desde a chegada à cidade, em outubro, a unidade educacional móvel sediou diversos cursos de culinária, como os de panetones e produtos natalinos, por meio de uma estrutura moderna e adequada ao ensino, com uma cozinha móvel: sala de aula, forno, batedeiras e utensílios de culinária.