População-alvo são crianças e adolescentes de até 15 anos, com todas as vacinas do Calendário Nacional nas UBSs Cruz Alta, Promeca, Vila Popular, Cidade Nova II e Vila Real; Unidades Volantes aplicarão vacinas contra febre amarela e gripe nos bairros Gauchinha, Mursa, São Guido e Santa Martha
Várzea Paulista participa da Campanha Nacional de Multivacinação e realiza, neste sábado (18), das 8 às 17 horas, uma mobilização para atualizar as cadernetas, prioritariamente para pessoas de até 15 anos, com todas as vacinas do Calendário Nacional, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Cruz Alta, Promeca, Vila Popular, Cidade Nova II e Vila Real. Também haverá intensificação da vacinação contra o sarampo (12 meses a 59 anos) e, em horários específicos, Unidades Volantes que vacinarão contra gripe e febre amarela, nos bairros Jardim Gauchinha, Sítio do Mursa, São Guido e Santa Martha. O intuito é deixar o máximo possível de pessoas imunizadas contra diversas doenças, que podem levar a problemas sérios de saúde e até a óbitos.
Apesar de esses serem os alvos, pessoas de quaisquer idades que se dirigirem às UBSs poderão receber as doses que faltam para a vacinação ficar em dia.
Entre as prioridades do Ministério da Saúde, estão resgatar pessoas não vacinadas contra HPV, febre amarela e sarampo. Confira a lista disponibilizada para o público de até 15 anos de idade:
– BCG;
– Hepatite B;
– Rotavírus;
– Pneumocócica 10 valente (conjugada);
– Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada);
– Influenza;
– Covid-19;
– Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
– Varicela;
– DTP;
– Hepatite A;
– HPV.
Sarampo
Com a preocupação de prevenir a volta da doença ao país, a Campanha Nacional também intensifica a vacinação para toda a população de 12 meses a 59 anos.
Endereços
UBS Cidade Nova II: Rua Deolinda Caresatto Sutti, 200;
UBS Jardim Cruz Alta: Rua Guaxupé, 93;
UBS Jardim Promeca: Rua Dinamarca, 41;
UBS Vila Popular: Rua Itaóca, 294;
UBS Vila Real: Rua Montes Claros, 30;
Febre amarela e gripe
Unidades Volantes estarão em pontos específicos dos bairros Jardim Gauchinha, Sítio do Mursa, Chácaras São Guido e Chácaras Santa Martha. Veja os locais e horários:
São Guido: Rua das Cajuarinas, 315;
Mursa: Rua Arnold Gut Júnior, 2701 (ao lado da igreja católica);
Gauchinha: Rua Itatiba, 1024;
Santa Martha: esquina das Ruas Lindório Rocha e Indaiatuba;
Públicos
A imunização contra a gripe está disponível para o público geral (a partir de 6 meses de idade).
Já para a febre amarela, a população-alvo são todas as pessoas a partir de 9 meses de idade. Menores de 5 anos precisam tomar a primeira dose (0,5 ml) aos 9 meses e a segunda (0,5 ml) com 4 anos. Já quem se imuniza a partir de 5 anos de idade deve tomar uma dose única (0,5 ml).
Outros casos:
– Pessoas de 5 anos ou mais que tomaram apenas uma dose antes de completar 5 anos devem receber a dose adicional, independentemente da idade atual.
– Pessoas com 60 anos ou mais: podem ser vacinadas, principalmente as residentes ou viajantes para locais nos quais está evidenciada a circulação do vírus (em humanos ou epizootias). Nessa faixa etária, sempre deve ser feita a avaliação do risco antes da aplicação da dose, por conta das possíveis comorbidades que essas pessoas já possuem.
– Viajantes para áreas com evidência de circulação do vírus causador da doença (em humanos ou epizootias) ainda não vacinados: a vacinação deve ser realizada com pelo menos dez dias antes do deslocamento.
– Viajantes internacionais: a imunização é recomendada de acordo com o risco do país de destino e/ou exigência de comprovação da vacinação contra a doença (certificado internacional de vacinação) para ingresso em algumas nações. A administração do imunizante deve ser feita com pelo menos dez dias de antecedência. As pessoas que receberam a dose fracionada da vacina, aquela que é atenuada, precisam receber a dose plena (0,5 ml), com a mesma antecedência mínima.
Orientações
É preciso levar a carteirinha de vacinação e o cartão do SUS, e o responsável precisa ter documento com o CPF, além do documento do próprio menor, caso ele já o possua.
Vale lembrar que o Ministério da Saúde disponibiliza a Caderneta Digital de Saúde da Criança está disponível pelo aplicativo no Meu SUS Digital, que pode ser baixado como aplicativo iOS e Android ou acessado por meio do site meususdigital.saude.gov.br. A ferramenta possibilita que pais e responsáveis acompanhem as doses e recebam lembretes das próximas vacinas, entre outras funcionalidades muito úteis, que facilitam a vida de todos. Além disso, a ferramenta disponibiliza informações sobre alertas e atualizações sobre ações de saúde pública em andamento, como as campanhas de vacinação, por exemplo, e o histórico de vacinas e outros atendimentos, para pessoas de todas as idades.
Mais informações sobre o Dia D de Várzea Paulista podem ser obtidas nas próprias UBSs, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.