Enfermeiros e técnicos das Salas de Vacina das UBSs recebem treinamento sobre sistemas de vacina e aplicação da BCG

Mais de 50 servidores públicos de Várzea Paulista aprendem a atualização da aplicação da vacina contra formas graves de tuberculose e recebem informações técnicas sobre como alimentar importantes sistemas de controle de vacinação

Nas últimas semanas, a Vigilância em Saúde de Várzea Paulista forneceu um treinamento aos mais de 50 enfermeiros e técnicos de enfermagem das Salas de Vacina de todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, sobre a maneira atual de aplicar a BCG — que previne formas graves da tuberculose — e sistemas que armazenam e atualizam os dados sobre vacinação no município, monitorados pelo Ministério da Saúde. As atividades foram feitas nas últimas duas sextas-feiras (19 e 26 de setembro), na Praça CEU, com revezamento, para que nenhuma sala de vacina deixasse de funcionar.  

Segundo a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Michele Paola Costa Silva, após essa etapa teórica do treinamento, os profissionais passarão por treinamentos práticos agendados. Já os sistemas são muito importantes para que o Ministério da Saúde possa acompanhar, de forma precisa, o andamento das imunizações na cidade.

O diretor municipal da Vigilância em Saúde, Kleber Zechin, explica que há servidores novos e mesmo os já experientes precisam acompanhar as mudanças na aplicação da vacina, constantemente atualizada.

Também participaram dos treinamentos a coordenadora municipal da Atenção à Saúde, Vanessa Cruz, e a técnica da Vigilância em Saúde, Andreia Lima.