Evento arrecadou cerca de 1 tonelada de alimentos, trouxe grandes shows, exposição de flores e recebeu aprovação maciça do público

A 18ª Festa das Orquídeas de Várzea Paulista encerrou sua programação neste domingo (21) com um balanço histórico dos últimos 10 anos: mais de 32 mil pessoas prestigiaram o evento ao longo dos três dias, o que superou a expectativa dos organizadores. Além de fortalecer a tradição cultural e turística da cidade, a festa também teve caráter solidário, arrecadando aproximadamente 1 tonelada de alimentos não perecíveis destinados ao Fundo Social de Solidariedade, que fará a entrega às famílias em situação de vulnerabilidade.
De acordo com levantamento realizado pela Ouvidoria Municipal, sob responsabilidade de Roseli Costa, Ariane Cristina da Silva, Maria Carvalho, Tamires Daiane e Juarez Cardoso, a festa conquistou ampla aprovação. O questionário aplicado durante o evento contou com a participação de mais de 400 avaliações: 96% afirmaram que recomendariam a Festa das Orquídeas a outras pessoas. A exposição de flores foi o principal atrativo (46,4%), seguida pela venda de orquídeas (26,2%) e pela praça de alimentação (13,8%).



A avaliação geral também foi elevada: a maioria dos entrevistados atribuiu nota 8 ou superior, com 11,1% classificando a festa como “perfeita” (nota 10). O perfil dos visitantes reforça o alcance do evento: 81,3% do público reside em Várzea Paulista, o que evidencia a força da festa no turismo e na economia da cidade. Dos visitantes de cidades vizinhas, estão 18,7%, um número expressivo, que reconhece o alcance regional.
Apesar da aprovação expressiva, os participantes também sugeriram melhorias para as próximas edições. Entre os pontos mais citados estão a ampliação do estacionamento e a organização do trânsito, além de mais opções gastronômicas, diversidade musical, áreas de sombra e cadeiras próximas ao palco.



Decoração da festa homenageia Holambra
Moinhos de vento, espelhos d’água, painéis com obras e a história do famosíssimo pintor Van Gogh, pontes, portais, floreiras, espelhos ilustrativos e até mesmo um belo “corredor de guarda-chuvas” estão entre os itens paisagísticos e cenográficos que trazem os ares de Holambra — a Cidade das Flores do Brasil, conhecida pela evidente e marcante influência holandesa — à Festa das Orquídeas de Várzea Paulista. O tema é Ventos de Holanda.
Jota Moreira, que coordenou o trabalho decorativo em nome da Associação Orquidófila, destaca a importância de montar decorações diferenciadas a cada ano, para aguçar a curiosidade do público e consolidar Várzea Paulista como polo turístico e Cidade das Orquídeas. “Todos os elementos que contam os ícones de Holambra foram estilizados e feitos exclusivamente para a Festa das Orquídeas de Várzea Paulista”, explica.
Segundo o agente cultural, as decorações temáticas cumprem objetivos bem abrangentes e claros. “O propósito maior é promover Várzea Paulista como Cidade das Orquídeas, promover os orquidófilos da cidade e fomentar a produção de orquídeas na cidade”.



Público avalia positivamente a festa
A participação popular foi marcada por entusiasmo e elogios. A moradora Érica Souza, que visitou o evento com a família, destacou a estrutura. “A festa estava maravilhosa, muito bem organizada, com uma praça de alimentação cheia de opções deliciosas”, afirmou. Já Gabriela Silva ressaltou o ambiente familiar: “Gostei muito da área kids, perfeita para quem tem crianças. Além disso, os shows estavam ótimos e animaram ainda mais o público”, disse.
Com entrada gratuita, a festividade ofereceu uma programação diversificada, com mais de 350 espécies de orquídeas em exposição e à venda — cultivadas por produtores de Várzea Paulista, Leme, Valinhos e Presidente Prudente —, além de uma ampla praça de alimentação e grandes atrações musicais. Entre os destaques estiveram Exalta, Katinguelê e a campeã do Carnaval de São Paulo, a escola de samba Sociedade Rosas de Ouro.



Autoridades celebram o sucesso
“O que vimos nesses três dias é a cara de Várzea Paulista: acolhedora, criativa e cheia de vida. A Festa das Orquídeas não é só um evento, é o símbolo da nossa história e do pertencimento do nosso povo”, afirmou o prefeito Rodolfo Braga, emocionado com o sucesso da edição.
O vice-prefeito João Paulo de Souza reforçou o caráter simbólico da flor que dá nome à festa. “Assim como as orquídeas, a nossa cidade floresce com cuidado, dedicação e muito amor. É uma alegria enorme ver milhares de pessoas celebrando nossa identidade cultural”, destacou.
O gestor municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Júlio Pardal, agradeceu a todos os servidores, voluntários e parceiros. “Uma festa desse porte só acontece com união de esforços. Cada detalhe foi pensado para oferecer uma experiência única e o resultado está aí: milhares de pessoas felizes, encantadas com nossa cidade”, ressaltou.
Para o gestor executivo de Cultura e Turismo, William Paixão, o evento reforça o potencial turístico de Várzea Paulista. “A festa mostra que estamos no caminho certo para consolidar Várzea como referência regional em cultura e turismo. A população abraçou o evento e isso é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou.



Turismo como estratégia de desenvolvimento
Além disso, as autoridades enalteceram a tradição da festividade, o caráter histórico da criação da primeira rota turística e a grande representatividade das orquídeas para o município.
O lançamento da Rota Turística das Orquídeas marca um novo capítulo para Várzea Paulista. Com identidade visual própria, planejamento técnico e metas de médio e longo prazo, a iniciativa busca consolidar o turismo como eixo de desenvolvimento. Além de movimentar a economia criativa, a proposta pretende estimular o pertencimento da população, gerar empregos, valorizar a cultura e fortalecer a imagem da cidade no cenário regional.



Resultados do concurso de melhores plantas
Um júri técnico avaliou todas as plantas em exposição e definiu as três melhores plantas no geral e as vencedoras em quesitos específicos: Melhor Planta Híbrida; Planta Mais Exótica; Melhor Planta Micro e Melhor Espécie.
A grande campeã foi a Coelogyne tomentosa, de Marta Janete, da Associação Orquidófila de Valinhos! Confira a lista completa:
Melhores plantas
Primeiro lugar: Coelogyne tomentosa
Marta Janete
Associação de Leme
Segundo lugar: Cattleya intermedia
Expositora: Natalia D’Andrea Calore
Associação de Várzea Paulista
Terceiro lugar: Cattleya granulosa
Expositor: Ricardo
Associação de Valinhos
Melhor planta híbrida
Epidendrum Rose Valley
Expositora: Natalia D’Andrea Calore
Associação de Várzea Paulista
Planta mais exótica
Dendrobium faciferum
Expositora: Elvira Pavone
Associação de Leme
Melhor planta micro
Trizeuxis falcata
Expositor: Fernando Lima dos Reis
Associação de Várzea Paulista
Melhor espécie
Guarianthe skinneri
Expositores: Marcos Speglich e Vera Speglich
Associação de Valinhos



Votação popular
Este ano, a votação popular esteve de volta. A urna para dar o voto ficou no Pavilhão de Exposição e Vendas, junto do pódio com as orquídeas vencedoras do concurso. No voto popular, o vencedor foi: a Cattleya intermédia Aquini orlata, do Orquidário de Várzea Paulista.
Para a orquidófila, Natália Calore, é gratificante o reconhecimento. “Por ser uma planta que cultivamos há vários anos, por ser uma matriz, e pelo fato de usar ela para fazer novas mudas. Uma planta bem especial, pela qualidade que ela tem. Ficamos surpresos e muito felizes”, contou.
De forma geral, a Festa das Orquídeas segue como patrimônio cultural e turístico da cidade, com grande potencial de crescimento e aperfeiçoamento a partir do diálogo com seu público fiel.
