Orquidófilo Gerson Calore desmistifica as orquídeas azuis

Especialista explica como podem surgir flores azuis e a diferença entre as verdadeiramente azuis e aquelas com tom azulado mais forte, comuns em supermercados

Uma das cores que mais chamam atenção nas orquídeas é o azul, que costuma ser bem raro. Mas todas as orquídeas azuis são iguais? E como são produzidas? O orquidófilo Gerson Calore, que ministrará oficinas na Festa das Orquídeas de Várzea Paulista, explica que as verdadeiramente azuis são as criadas por meio do cruzamento entre espécies diferentes. Essa junção gera orquídeas híbridas como a cerúlea (ou Coerulea — termo em latim que significa azul-celeste), que pode apresentar flores levemente azuladas.

Segundo o especialista, trata-se de plantas especiais, que diferem das azuis vistas nos supermercados. “Em supermercados, compram-se aquelas azuis, mas aquilo é feito por meio de um corante, que é colocado no vaso. A planta geralmente é branca e adquire a cor azulada”.

Para aprender mais com o orquidófilo sobre as apaixonantes orquídeas e como cultivá-las, participe das oficinas da Festa das Orquídeas. Calore conduzirá os encontros, no dia 20 de setembro (sábado), às 10 horas e às 15 horas; e no domingo, às 10 horas. A inscrição precisará ser feita no próprio evento.

Programe-se para a festa!

A Festa das Orquídeas está chegando. A celebração incluirá um grande número de mudas e espécies, passeio turístico pela Rota das Orquídeas e várias outras atrações, como os shows dos famosos grupos Exalta e Katinguelê e da tradicional escola de samba Rosas de Ouro. O Clube de Campo da Cica receberá o evento, de 19 a 21 de setembro.

Saiba mais: https://tinyurl.com/29c99x64.