Especialista Gerson Calore dá dicas valiosas para o replantio seguro e o crescimento saudável e bonito das flores
A Festa das Orquídeas de Várzea Paulista está chegando. E uma das grandes dúvidas de quem compra uma muda é: o que fazer após levá-la para casa? O produtor Gerson Calore, do orquidário Várzea Paulista, conduzirá oficinas de cultivo no evento e dá dicas interessantes sobre como fazer o replantio de forma adequada, para que a orquídea se desenvolva bem e floresça lindamente.
Segundo o orquidófilo, o primeiro passo é pressionar levemente o vasinho da muda, para soltar todo o conteúdo, inclusive as raízes, e fazer o novo plantio em um vaso maior, com bom espaço para o desenvolvimento da orquídea.
Em seguida, é necessário colocar o substrato, nutrientes necessários para o crescimento, em boa quantidade, cobrindo bem a parte na qual a muda já vem crescendo, que indica para onde ela vai continuar “caminhando”, enquanto se desenvolve.

“O substrato deve ser colocado sem apertar muito, para que a planta fique estabelecida aqui”. Também é preciso preencher o restante do espaço lateral com substrato, para que a planta fique calçada e firme. Por fim, coloca-se a plaquinha de identificação, com o nome da planta e a cor.
Oficinas
Quem estiver na festa poderá aprender mais com Calore, nas oficinas de cultivo, que serão ofertadas no dia 20 de setembro (sábado), às 10 horas e às 15 horas; e no domingo, às 10 horas. A inscrição será feita no próprio evento.
Celebração das orquídeas
A festividade vem aí, no Clube de Campo da Cica, com uma grande quantidade e variedade de mudas, passeio turístico pela Rota das Orquídeas e outras atrações culturais, como os grandes shows dos grupos Exalta e Katinguelê e da escola de samba Rosas de Ouro. O evento será realizado no Clube de Campo da Cica, de 19 a 21 de setembro. Veja mais em: https://tinyurl.com/29c99x64.