A participação na oficina é gratuita para pessoas a partir de 18 anos e não é necessário realizar inscrição prévia.
A Prefeitura de Várzea Paulista convida os interessados em produção cultural e audiovisual para participar da Oficina “Formatação de Projetos para Editais”, que acontecerá no dia 16 de setembro, das 13h às 17h, na Praça CEU, por meio do Ponto MIS.
Com duração de 4 horas e capacidade para 30 participantes, a oficina será conduzida por Bruno Cucio e tem como objetivo capacitar produtores culturais, artistas, realizadores audiovisuais e estudantes de cinema, comunicação ou artes na elaboração de projetos para concorrer a editais públicos.
Sobre a oficina
Voltada ao público a partir dos 18 anos, a atividade abrange tanto iniciantes — que nunca inscreveram um projeto — quanto participantes intermediários, que já tentaram, mas ainda encontram dificuldades na formatação.
A programação inclui o estudo de exemplos reais de editais, a análise dos textos e arquivos comumente requisitados e a compreensão da finalidade de cada etapa do processo. Na segunda parte, será exibido um curta-metragem que servirá de base para a prática de elaboração de projetos. Os participantes também poderão trazer seus próprios trabalhos, em qualquer estágio de desenvolvimento, para receberem orientações personalizadas.
A participação é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia. A Praça CEU está localizada na Rua João Póvoa, s/n, Jardim do Lar.
Oficineiro
Bruno Cucio é graduado pela FAAP em Cinema, mestre pelo departamento de artes da UNESP e sócio da Travessia Filmes, desde 2009 atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público. Foi produtor executivo em Para’í (2018), longa-metragem dirigido por Vinicius Toro e produzido pela Travessia Filmes exibido nos principais festivais do país, como: 51° Festival de Brasília, 20ª Mostra do Rio, 22ª Mostra de Tiradentes e 17° FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil, além de importantes festivais no exterior, como: 34° Festival de Guadalajara, 59° Festival de Cartagena e 67° Festival de Mannhein-Heidelberg, entre outros. Foi produtor e curador dos festivais de cinema XI Cinefest Gato Preto, contemplado pelo ProAC Ações de Fomento, em 2014; e Move Cine Arte, em 2012.