Limpeza e revitalização da Marginal entre Várzea e Jundiaí avança com foco em segurança e preservação ambiental

Serviço é custeado pelo setor de trânsito e enfrenta desafios por conta da vegetação densa e presença de entulho. Iluminação também será modernizada

A Prefeitura segue com os trabalhos de limpeza e revitalização na Marginal que liga Várzea Paulista a Jundiaí nesta quarta-feira (6). O serviço, que compreende aproximadamente 12 quilômetros de extensão, está em fase final e tem como objetivo garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

Além da limpeza, será feita a substituição da iluminação antiga por lâmpadas metálicas, o que deve melhorar a visibilidade no trecho e aumentar a segurança viária. A instalação dos novos equipamentos será avaliada ponto a ponto, priorizando locais com maior fluxo de veículos.

De acordo com o gestor da Unidade de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, Renato Germano, o trabalho inclui a limpeza das duas pistas – ida e volta – além da remoção de entulho, lixo e mato acumulado. Um dos principais desafios apontados pela equipe técnica é a presença de vegetação densa que invade a pista, exigindo cuidados redobrados para não comprometer o meio ambiente. “É um serviço complicado, dentro da mata, com bastante dificuldade para não prejudicar a fauna e a flora da região”, destacou o gestor.

A limpeza também atende a exigências dos órgãos ambientais, mas a conscientização se faz importante. “O local estava com muito lixo e mato, e hoje já se percebe a diferença”, afirmou o gestor.

O custeio da operação é feito pela Unidade Gestora de Transporte Público e Trânsito, mas a execução é gerenciada pela Unidade de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas. A expectativa é que a ação traga mais conforto, segurança e bem-estar para quem acessa ou transita pela Marginal que liga Várzea Paulista a Jundiaí.