Novos repasses federais, garantidos após o cuidadoso pedido feito pela Unidade Gestora Executiva Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, fomentarão diversos projetos artísticos e culturais entre 2026 e 2029
A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, encaminhou ao Ministério da Cultura, utilizando a plataforma Transferegov.br, o plano de execução de R$ 3.248.678,24 em projetos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) a serem realizados no município, nos próximos quatro anos (ciclos). Dessa forma, está garantido o repasse do montante para o período. A política federal fomenta, de forma permanente, a cultura em todo o país e, na cidade, é posta em prática com o apoio da pasta municipal.
Com a nova adesão à PNAB, Várzea Paulista está apta a receber os repasses anuais nos cinco anos de vigência da política (de 2025 a 2029), o que continuará a beneficiar diretamente artistas, coletivos culturais, espaços independentes e iniciativas locais. Este ano, o primeiro desses cinco ciclos, o município já está empregando R$ 913.367,27, total relativo a 2025, em 51 projetos inscritos e selecionados nos editais públicos destinados ao fomento de atividades artísticas e culturais, promovendo o desenvolvimento, a valorização da diversidade e a democratização do acesso à cultura em toda a cidade. Parte dessa verba será destinada à modernização dos equipamentos do auditório da Praça CEU.
Para o gestor municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Júlio Pardal, a vinda dos recursos é uma conquista da cidade e mostra a credibilidade da gestão cultural municipal. “Temos muito o que comemorar. Aderir à Política Nacional Aldir Blanc é uma demonstração clara da nossa capacidade de executar os recursos disponíveis nas mais diversas esferas, da melhor maneira possível, empoderando os artistas locais e potencializando o uso dos nossos equipamentos”, afirma.
O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, destaca a importância da cultura para a cidade que a gestão municipal busca ajudar a construir. “Acreditamos que, além do esporte, a cultura é uma das principais ferramentas de transformação social. Investir na cultura é, sobretudo, investir no conhecimento e na formação de uma sociedade mais preparada para as situações do dia a dia. Em Várzea Paulista, priorizamos o acolhimento e a humanização das relações, e a cultura tem um papel crucial em todo esse processo”, declara.
O gestor executivo municipal de Cultura e Turismo, William Paixão, celebra a vinda dos recursos e reforça a importância da participação varzina no cenário da cultura nacional. “Essa conquista reforça o compromisso do prefeito, professor Rodolfo Braga, e do vice-prefeito, João Paulo de Souza, com o fortalecimento das políticas culturais e com o reconhecimento da cultura como direito de todos. Aderir à PNAB e executar os recursos é deixar um legado de desenvolvimento cultural local, mas com desdobramentos não apenas na região, favorecendo e incentivando os agentes culturais locais a alçarem voos cada vez mais altos, o que eleva o nome da nossa cidade”, defende.