Várzea Paulista mobiliza a população contra a violência sexual infantojuvenil com ação pública no Maio Laranja

Rede Socioassistencial realiza atividade de conscientização na região central da cidade como parte da campanha Maio Laranja 2025

Como parte das ações da Campanha Maio Laranja 2025, a cidade de Várzea Paulista promoveu nesta semana uma grande mobilização pública de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A atividade aconteceu no dia 19 de maio, nos semáforos da região central, e reuniu equipes da Rede Socioassistencial para conscientizar a população sobre o tema.

A iniciativa teve como objetivo gerar impacto visual, sensibilizar os transeuntes e promover reflexões importantes sobre a proteção da infância e da adolescência. Além da ação nos semáforos, os equipamentos da assistência social seguem engajados na campanha com faixas informativas nas fachadas, atividades educativas e abordagens aos usuários.

Participaram da ação servidores da Assistência Social, técnicos, estagiários e profissionais dos equipamentos da Rede SUAS, como CRAS Oeste, CRAS Norte, CRAS Central, CREAS, CCPI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa) e a Unidade Gestora de Desenvolvimento Social. Foram distribuídos folders, panfletos e orientações rápidas sobre como identificar sinais de abuso sexual e quais canais de denúncia devem ser acionados.

A mobilização reforça o compromisso da cidade de Várzea Paulista com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes e integra um conjunto de ações que acontecem durante todo o mês de maio, alertando a população sobre os riscos da violência sexual e a importância da denúncia.

A Campanha Maio Laranja continua até o final do mês, com outras ações previstas em diferentes territórios da cidade.