A Prefeitura reforça o compromisso com a saúde pública e a necessidade da colaboração de todos para erradicar o mosquito e prevenir doenças

No último sábado (26), a Unidade Gestora de Saúde realizou uma importante ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, nos imóveis situados às margens do córrego da Avenida Itália, no Jardim Promeca. Essa atividade representa mais um esforço contínuo no combate à proliferação do mosquito e à prevenção da transmissão da dengue no município.
Diversos imóveis receberam tratamento químico com o uso de nebulizadores portáteis UBV, visando eliminar todos os mosquitos em contato com o inseticida durante a nebulização.
De acordo com a gestora da Unidade de Saúde, Maria Aparecida Ferreira Malta, a ação intensiva de controle químico no Jardim Promeca se soma às iniciativas anteriores realizadas na Vila Popular, especialmente na Rua Maranhão e nas proximidades. “Continuaremos a realizar esta atividade enquanto perdurar a transmissão da Dengue em nosso município, direcionando nossas equipes, sempre em acordo a análise técnica dos dados epidemiológicos mais atualizados”, explica.


É fundamental reforçar que, embora as ações de controle químico sejam uma ferramenta importante, o principal método de prevenção continua sendo o cuidado com os imóveis. A população deve evitar deixar objetos que acumulem água, impedindo que se tornem criadouros do mosquito.
A colaboração de todos é essencial para manter nossa cidade livre da proliferação do Aedes aegypti e das doenças que ele transmite.
Dengue na cidade
A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, informa que o município registrou, até 23 de abril de 2025, 744 casos confirmados de dengue, sendo 716 autóctones (transmitidos dentro do município) e 28 importados. A cidade também possui um óbito confirmado por dengue: uma mulher de 76 anos, residente na região do bairro Cruz Alta, que estava internada no Hospital Paulo Sacramento.