Oficina contou com apresentações da Defesa Civil varzina e do Corpo de Bombeiros

A Defesa Civil de Várzea Paulista, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realizou nesta quarta-feira (23) uma capacitação sobre incêndios florestais e investigação de incêndios. O encontro aconteceu no Auditório da Praça CEU e contou com a presença de representantes das Unidades Gestoras de Meio Ambiente, Infraestrutura Urbana, Saúde e Segurança Pública, além da Guarda Civil Municipal Ambiental.
e acordo com o coordenador da Defesa Civil varzina, Cristiano Vargas, esta é a primeira vez que uma capacitação desse tipo ocorre na cidade. “Temos uma demanda alta de combate a incêndios florestais, e a situação vem piorando com os anos, com eventos cada vez mais dinâmicos. É importante que tenhamos profissionais que saibam agir neste tipo de situação”, declarou.

O representante do Corpo de Bombeiros, sargento Irlan, falou sobre a propagação do fogo, a velocidade dos ventos, a dificuldade de acesso, as partes do incêndio, entre outros pontos importantes sobre a questão, e citou como exemplo os incêndios que ocorreram na Califórnia no começo do ano. “Uma propagação lenta do fogo atinge 2 metros por minuto. No incêndio na Califórnia, houve propagação de 45 metros por minuto. Uma situação violenta, muito rápida, na qual muitas pessoas não tiveram tempo de fugir”, alertou o profissional.
A iniciativa faz parte das medidas preventivas para o período de estiagem, que apresenta um aumento significativo no risco de incêndios florestais devido à baixa umidade do ar e à vegetação seca, que se torna mais inflamável.