Órgãos presentes no município ofertam proteção às pessoas mais vulneráveis de todas as idades, fazendo valer o Sistema Único de Assistência Social, programa federal de assistência a quem mais precisa
Em Várzea Paulista, o Suas (Sistema Único de Assistência Social), programa federal de proteção e amparo aos mais vulneráveis, realizado na cidade em parceria com a Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social, funciona em várias frentes, para atender integrantes dos mais variados públicos, em todas as regiões da cidade. Os serviços ofertados, gratuitos e acolhedores, em vários níveis, desde o acolhimento institucional, protegem e amparam munícipes de todas as faixas etárias e pessoas com deficiência.
Conheça como funciona cada serviço no município.
Cras
As três unidades do Centro de Referência de Assistência Social de Várzea Paulista prestam, entre outros serviços: orientações sobre os programas disponíveis; cadastro inicial e atualizações do CadÚnico (Cadastro Único), por meio do qual é possível ter acesso a vários benefícios sociais, desde que atendidos os requisitos socioeconômicos; e acompanhamento familiar.
Os Crass funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 8 às 17 horas. Veja os endereços:
Cras Oeste: Avenida Bertioga, 781 — Vila Tupi;
Cras Central: Rua José da Silva Leme, 62 — Jardim do Lar;
Cras Norte: Rua Capivari, 405 — Vila Real.
Creas
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social atua para proteger pessoas e famílias que sofreram algum tipo de violação de direitos, como, por exemplo, a violência física e/ou psicológica, sexual, e a discriminação por orientação sexual e/ou etnia (contra os negros, para dar um exemplo). Casos de violência contra a mulher também são exemplos de situações atendidas.
O serviço funciona, com exceção de feriados e pontos facultativos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O órgão fica na Rua Arajá, 199 — Vila Tupi.
Centro de Convivência da Pessoa Idosa
O CCPI (Centro de Convivência da Pessoa Idosa Lydia Mojola Gut) disponibiliza várias oficinas de integração e fortalecimento de laços, que claramente melhoram a qualidade de vida dos munícipes da melhor idade. As atividades levam em conta as necessidades de cada participante, promovendo ganhos físicos e emocionais.
Para entrar em contato, receber o atendimento personalizado e poder se inscrever para a atividade com as quais mais se identificam, os interessados podem se dirigir ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo ou ao próprio CCPI (Rua Arnold Gut Júnior, s/n), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
SOS Cristão
O abrigo disponibiliza acolhimento institucional para pessoas em situação de rua, por meio da oferta digna de moradia e alimentação, o que favorece a reinserção social das pessoas atendidas.
O SOS fica na Rua Francisco Esteves Garcia, 762 — Jardim Bahia.
Outras iniciativas
A Prefeitura também desenvolve programas com o Várzea Inclui, que complementa as ações de assistência social. A iniciativa tem como intuito o combate ao desemprego e capacitação de munícipes em situação de vulnerabilidade social, por meio das formações ofertadas ao longo do período em que os trabalhadores estão contratados pelo Município.