“Contos que Curam” realiza seu primeiro encontro em Várzea Paulista

Atividade promovida pela Jamim Cultural trabalha o potencial das narrativas orais como ferramenta de comunicação e expressão

No último sábado (5), o auditório da Praça CEU ganhou vida com o primeiro encontro do curso gratuito de Narração de Histórias Contos que Curam. Promovida pela Jamim Cultural, a iniciativa explora o poder das narrativas orais como ferramenta de comunicação, expressão e transformação.

Durante o encontro, o grupo de alunas, participou de dinâmicas interativas, leitura de poesias e teve um primeiro contato com o universo encantador da contação de histórias. A condução ficou por conta das especialistas Débora Kikuti e Kelly Aparecida da Silva e Jardim, que compartilharam suas experiências e saberes com muito entusiasmo.

As participantes também receberam material de apoio e, ao longo dos próximos encontros, irão se aprofundar ainda mais nesse universo repleto de sentidos e possibilidades.

O curso faz parte do projeto Contos que Curam, integrante do Programa de Ação Cultural (PROAC), do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Executiva de Cultura.

A abertura do encontro, contou com a presença da Diretora de Cultura Marli Petan e contou com o apoio do Chefe de Imagem, Eduardo Ramirez e a coordenadora de atendimento da Biblioteca Municipal, Ivanilda Solar.

Quem conduz?

As aulas são ministradas por duas arte-educadoras com ampla trajetória na área:

  • Débora Kikuti – Formada em Educação Artística pela Universidade Guarulhos (UNG), é pesquisadora da arte de contar histórias e narradora desde a infância.
  • Kelly Aparecida da Silva e Jardim – Atriz formada pela Escola de Arte Dramática da USP, atua como atriz, arte-educadora e performer há mais de 18 anos.

Sobre o projeto e a Jamim Cultural

O curso faz parte do projeto Contos que Curam, criado pela Jamim Cultural para valorizar a arte de narrar histórias como meio de expressão, escuta, aprendizado e acolhimento.

Desde 2017, a Jamim desenvolve ações voltadas à promoção da leitura, formação de contadores de histórias e capacitação de educadores. Além disso, realiza intervenções artísticas em hospitais, levando histórias que acolhem pacientes e profissionais da saúde, criando espaços mais humanos e afetivos.