Empresa MRS Logística, concessionária da área federal onde será construída a nova linha, será a responsável pelos trabalhos, a serem feitos em conjunto com o Governo Federal
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Na tarde de quinta-feira (13), a empresa MRS Logística, concessionária de terras federais ligadas à atual linha férrea que corta Várzea Paulista, apresentou ao prefeito da cidade, professor Rodolfo Braga, ao vice, João Paulo de Souza, e gestores envolvidos, o projeto para a criação de uma linha exclusiva para cargas e ampliação da atual Estação, tudo em parceria com os Governos Federal e Estadual, e o acompanhamento do Governo Municipal. O encontro foi realizado no auditório da Praça CEU. A obra preservará o patrimônio histórico, e modernizará a estação, garantindo acessibilidade a pessoas com dificuldades motoras.
A apresentação foi conduzida pelo assessor técnico de Projetos e Obras da concessionária, José Roberto Lourenço. Entre outras benfeitorias, o profissional citou a construção de um amplo calçadão na Rua Isaac Galvão, uma nova passarela e uma plataforma.
Segundo Lourenço, Várzea Paulista fará parte da nova linha, que virá da Estação da Barra Funda (capital paulista) e irá até Jundiaí. No trecho varzino, serão construídos 5,2 km de linha. A ampliação também contemplará a construção de uma nova passarela, uma nova plataforma e um novo saguão com mezanino, além do espaço para a futura implantação do TIC (Trem Intercidades), que terá um eixo entre São Paulo e Campinas, um projeto do Governo Estadual a ser iniciado possivelmente neste ano, por meio da nova concessionária TIC Trens.
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O assessor elencou vários ganhos que as obras, previstas para começar no segundo semestre, trarão. Entre eles, estão: geração de empregos para munícipes varzinos; segurança, pelo fato de que a linha atual passará a ser exclusiva para passageiros; menor necessidade de caminhões nas estradas e, consequentemente, de manutenções nas rodovias, tornando-as melhores para o tráfego dos demais veículos; maior equilíbrio logístico para o país, que hoje tem muito mais caminhões do que trens. “Viveremos um momento histórico: a mudança da estrutura que é lá do final dos anos 1800”, destacou Lourenço.
Autoridades apresentam demandas varzinas e celebram avanço
Um ponto importante levantado na reunião foi a necessidade de melhorias viárias no entorno da estação, dado o impacto que ela terá sobre o trânsito municipal. “Ressaltamos a importância de estarem previstas em todo esse projeto a interligação entre a Avenida Ipiranga e a Avenida dos Ferroviários (via de Jundiaí) e entre a Avenida Duque de Caxias e a alça de acesso ao Viaduto dos Emancipadores. Essa demanda será levada a reuniões futuras com o Governo do Estado, para que seja viabilizada”, explicou o vice-prefeito de Várzea Paulista, João Paulo de Souza.
Na avaliação do mandatário, a cidade ganhará muito com as obras previstas. “Os investimentos são muito importantes, sobretudo a nova estação aos usuários, que trará maior conforto, segurança e todas as condições de acessibilidade, respeitando o nosso patrimônio”, ponderou Souza.
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O prefeito da cidade, professor Rodolfo Braga, também fez questão de comemorar tudo o que as benfeitorias representarão. “Sempre tomamos o cuidado de preservar o patrimônio histórico que temos na nossa estação, mas a modernização e a mobilidade são necessárias. Fico muito feliz porque a obra nesses mais de 5 km vai gerar empregos, inclusive na construção da nova estação. Pessoas de Várzea Paulista serão contratadas. A revitalização será considerável, a Rua Isaac Galvão se tornará um calçadão e todas as melhorias de trânsito que serão feitas ao redor da nova estação serão essenciais para nossa mobilidade”, declarou.
Presenças
Outros participantes foram: o gerente de Relações Institucionais da MRS, Daniel Martins; o especialista de Relações Institucionais da empresa, Bruno Valsani; o gestor executivo municipal de Transportes Públicos e Trânsito, Marco Bueno; a gestora municipal de Planejamento e Inovação, Carla Medeiros; e o gestor executivo municipal de Administração e Governo, Frederick Merten.
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