CEMEB Juvelita tem o maior aumento das escolas municipais

Com o desenvolvimento de diversos projetos, a escola conseguiu um aumento de 0,9 ponto no IDEB
 
 
A CEMEB “Juvelita Pereira da Silva”, da Vila Real, teve o maior aumento no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre as escolas municipais. Ela teve um avanço de 0,9 no ultimo índice, comparando-se os dados do final de 2013 com os do mesmo período, em 2011. Os funcionários comemoram a conquista.
 
Segundo a diretora da escola, Nanci Alzira da Silva, o resultado positivo é resultado de empenho e envolvimento de toda a equipe. “Nós investimos muito para conseguir esse resultado, mas não esperávamos um salto tão grande. Será uma injeção de animo para todos” explica.
 
A coordenadora da escola, Gislene Cristiliane Santos, conta que muitas ações ajudaram a escola a obter o resultado. Entre as ações, destaca dois trabalhos.
 
O “Projeto Leitura”, em vigência há alguns anos, permite momentos especiais para a leitura, em um ambiente especial e ambientado de acordo com o tema escolhido para a semana. “Duas vezes por semana os alunos participam da leitura na biblioteca que é cuidadosamente preparada para recebê-los.
 
É um momento especial para todos”. Além da atividade desenvolvida na biblioteca os alunos tem um momento de leitura diário que, segundo a coordenadora, cooperam ao aprendizado em todas as áreas de conhecimento. “O mundo é baseado em leitura e o desenvolvimento dessa habilidade é essencial”, ressalta.
 
Gislene também destaca o projeto implantado pela Secretaria de Educação, “Avalia Brasil”, cujo objetivo é desenvolver habilidades e competências para os quintos anos do Ensino Fundamental. “Com atividades desenvolvidas em sala de aula e na sala de informática, o trabalho propõe atividades que se aproximam das cobradas em avaliações externas” explica.
 
Segundo a diretora da unidade, a melhoria tem sido demonstrada não só nos índices, mas também na postura e no interesse dos alunos.
 
Os pais se mostram satisfeitos com a aprendizagem dos filhos e as escolas que recebem as crianças para cursar o segundo ciclo do Ensino Fundamental têm feito muitos elogios. “As escolas comentam da melhora dos alunos que recebem da nossa escola”. 
 
 
Conquista gratificante
 
A professora Eveli Moreli Faustino, há cinco anos na escola,  conta que o resultado deixou a equipe toda muito feliz. Para a  docente, é gratificante fazer parte desse grupo de trabalho. “Temos muitas dificuldades, mas fazemos de tudo pelas crianças e chegar a esse índice é o reconhecimento do nosso trabalho”.
 
O objetivo atual, segundo ela, é melhorar ainda mais a qualidade do ensino na escola.
Para a professora Rosana Bonequini, o alto índice foi uma boa surpresa e compensa o esforço do dia-a-dia. “Esse resultado é o nosso trabalho reconhecido e não há reconhecimento maior do que o bom desempenho do aluno” finaliza.
 
 
Sobre o IDEB
 
Criado em 2007 pelo INEP (Instituto Nacional de Pesquisas), o índice reúne em um indicador dois conceitos importantes para a qualidade de educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
 
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e as médias de desempenho nas avaliações do INEP – no caso dos municípios, a Prova Brasil. O IDEB fixa metas nacionais, municipais e específicas para as escolas.