‘Escola do Futuro’ Gabriel Santos Inocenti é inaugurada repleta de homenagens, animação e confiança no ensino

Nova unidade escolar do Jardim Paulista, que tem como patrono o “anjo Gabriel”, jovem com trajetória marcada pelo amor à vida, traz tecnologia e espaços modernos para um ensino qualificado

Como é possível homenagear um anjo? Várzea Paulista deu uma demonstração nesta terça-feira (4), ao entregar a “Escola do Futuro” Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Gabriel Santos Inocenti, em uma solenidade marcada pela emoção e celebração à vida do pequeno guerreiro. A inovadora escola do Jardim Paulista tem como patrono o “Anjo Gabriel”, apelido desse jovem varzino, que deu uma verdadeira lição de amor à vida, alegria e superação, e recebeu a justa homenagem póstuma. A satisfação e confiança em um ensino tecnológico e diferenciado ficaram claras nos depoimentos de pais, profissionais envolvidos e na própria mãe de Gabriel, Thamirys.

Construída de maneira inovadora, com módulos modernos que agilizaram a execução da obra, a ampla unidade escolar tem 2.160 m² de área construída. O complexo tecnológico conta com salas climatizadas, adaptação a alunos com necessidades especiais, sala multiuso para atividades diferenciadas — de Educação Física, em dias de chuva, ou de Artes, por exemplo —, solários para estimular o contato saudável com o sol e diversos outros recursos arrojados para tornar o ensino dos alunos de creche e pré-escola muito produtivo e prazeroso. A escola ofertará aulas para crianças da Região Norte.

Nascido em 2003, Gabriel, por conta de um erro médico durante o parto, desenvolvou, entre outros problemas de saúde, a rara Síndrome de West. Após uma corajosa luta pela vida, marcada pela alegria e felicidade transmitidas pelo olhar, o garoto não deixou que as dificuldades o impedissem de inspirar quem estava ao seu redor. Faleceu aos 15 anos, deixando um legado de superação, resiliência e amor. Não foi à toa que recebeu o apelido “Anjo Gabriel”.

O pavimento térreo contém: hall de entrada, secretaria, almoxarifado, sala da direção, brinquedoteca, playground, espaço horta, cisterna, refeitório, cozinha, depósito, lavanderia, lactário, sanitários, sala de amamentação, quatro salas de berçário, quatro salas de maternal, quatro fraldários, escada central, escada secundária, elevador e reservatório de água potável; já o superior inclui: sala multiuso, sala de professores, sanitários para alunos, sanitários para professores, copa, depósito, oito salas de pré-escola e uma área externa.

A entrega, evento totalmente gratuito, trouxe muitas atrações para a criançada: os números da Patrulha Canina, Super Mario e Luigi; o show da companhia de palhaços Rick e Kelly; além de brinquedos infláveis, pintura de rosto, pipoca e algodão doce.

A construção foi gerenciada pela Unidade Gestora Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas, com recursos viabilizados pela Unidade Gestora Municipal de Educação. A solenidade contou com a presença de autoridades como o prefeito, professor Rodolfo Braga; o vice-prefeito, João Paulo de Souza; o ex-vereador Mauro Aparecido, que propôs, ano passado, a lei para homenagear Gabriel com o nome da escola (projeto de lei aprovado de forma unânime pela Câmara Municipal de então); os gestores municipais de Infraestrutura, Renato Germano, e de Educação, Magali de Souza; o presidente da Câmara Municipal, Dr. Eliseu Notário; a diretora da escola, Magda Navarrete, e a vice-diretora, Flávia Rezende.

Estrutura e modernidade recebem muitos elogios

A professora Larissa Oliveira da Luz Trindade, está muito animada com a oportunidade de colocar em prática o ensino, em um ambiente que promete se tornar referência na cidade. “Esta escola vai ajudar muito a desafogar, dividindo a demanda na região, que é muito grande, entre escolas diferentes, o que permitirá um melhor atendimento às crianças. Como diferenciais, destaco a estrutura em si: o espaço, os recursos oferecidos. Cada escola faz tudo a seu alcance, para que seja dado o melhor para as crianças, mas esta unidade escolar, a meu ver, é um ponto que florescerá como uma referência para as outras escolas. Nós já tivemos relatos de pessoas que queriam vir para cá, porque esperam algo diferente. Quando se ouve falar de Escola do Futuro, já se cria a expectativa sobre o que a escola apresenta de diferente. E não somente pela estrutura, porque, após a construção e entrega, a partir de agora, o corpo docente, os funcionários, o corpo gestor, nós vamos construir a escola. Vamos construí-la agora de forma humana, de verdade, e atender nossas crianças”, opinou.

“Estou animada para começar e fazer a diferença nesta região, na vida das crianças que ficarão comigo em 2025”, finaliza a servidora.

Para a diretora da escola, Magda Navarrete, a escola tem todas as condições de fornecer um conteúdo engrandecedor às crianças. “É uma escola inovadora, pelo aspecto tecnológico e a gente pensa na qualidade da educação mesmo, no aprendizado com significado, prazeroso”, explica. A profissional avalia que, além da tecnologia, sala multiuso e brinquedoteca, a conscientização ambiental, com o reuso da água de chuva, é um destaque relevante, tudo para atender à demanda da região de forma qualificada.

A mãe de Gabriel e a filha, Emanuelle, emocionaram-se em vários momentos. Na opinião de  Thamirys, a escola manterá viva a memória e o legado do filho. “Eu achei a escola linda, digna do nome do Gabriel. Destaco o espaço interno, a adaptação para cadeirantes. A escola traz tudo que o Gabriel representa: a alegria, aquela sensação de que o legado dele está sendo preservado na escola”, declarou. “Amei a homenagem, por lembrar como foi a história dele. A trajetória dele não foi em vão. Fico alegre em ver o espaço grande, todo adaptado, e a infraestrutura que tem a escola. O Gabriel tem uma história linda desde que nasceu. E a escola vai passar às outras mamães, pais e às crianças a mensagem de que nunca se deve desistir. A motivação, determinação, aquele brilho no olhar que ele tinha, eu vi em muitas crianças que entraram aqui na escola hoje, e nos pais também”, afirmou.

Moradores confiam em ensino qualificado

Luis Sergio Vieira da Silva, morador do Jardim América IV, trouxe a netinha Ester, que será aluna da nova escola, para conhecer as instalações. O munícipe declarou estar muito confiante nos benefícios que a escola pode ofertar. “Muito boa escola! Aqui vai ser bom para as crianças. Agradeço muito aos colaboradores, ao prefeito e demais autoridades presentes aqui. Haverá um aprendizado para as crianças, que vão contar com uma escola linda, maravilhosa. Os professores vão se dedicar às crianças e ensinar algo muito importante para elas. Vão crescer saudáveis”.

Marília Gabriela Rodrigues Santos, mora perto da escola, e visitou as instalações com a irmã, Luana, e as filhas Julia, 13 anos, e Laura, 5 anos. “A escola é muito boa. A criança que tiver a oportunidade de estudar aqui vai desfrutar de um espaço muito legal. Ficou bonita, bem arrumada. O ensino será muito bom, principalmente para a criança que estudar aqui desde o Maternal. Vai aproveitar bastante”, afirmou.

Já Bárbara Borges conheceu a nova unidade escolar ao lado do filho, Miguel. A tecnologia chamou a atenção da mamãe. “Eu achei muito legal. A região estava precisando de uma escola assim. Ela é toda climatizada. Achei muito boa. A inovação que a escola traz vai ajudar muito o meu filho”.