Reunião destaca integração de setores no enfrentamento de emergências climáticas
A Prefeitura de Várzea Paulista deu início à Operação Verão 2024/2025, com um plano de contingência voltado para prevenir e enfrentar situações de emergência durante o período de chuvas intensas. Em reunião realizada nesta quarta-feira (11), o coordenador da Defesa Civil, Cristiano Vargas, reuniu servidores de diversas unidades gestoras para discutir as estratégias e alinhar os papéis de cada setor na execução do plano.
O plano, que teve início em 1º de dezembro e seguirá até 31 de março de 2025, poderá ser prorrogado por mais 30 dias, dependendo das condições climáticas. Durante o encontro, Cristiano Vargas reforçou a importância da atuação conjunta entre as áreas envolvidas, como Saúde, Jurídico, Desenvolvimento Social, Esporte, Comunicação, Segurança Pública, Pessoa com Deficiência e outras. “Todos fazem parte do sistema e engrenagem da Defesa Civil”, destacou Vargas, enfatizando que a coordenação integrada é fundamental para a efetividade das ações.
A reunião também abordou o monitoramento contínuo dos índices pluviométricos por meio de estações e a definição de limiares específicos para cada região. Além disso, foram explicados os diferentes níveis de atuação, desde o estado de observação até o estado de alerta máximo, conforme a gravidade da situação.
Segundo a Defesa Civil, já choveu cerca de 133,99 mm desde o início de dezembro, o que representa cerca de 70% da média esperada para o mês, o que reforça a necessidade de atenção redobrada e resposta rápida em casos de emergência.
Presenças
Presenças
Estiveram presentes na reunião, os servidores de vigilância sanitária, Osmani Messias e Eder Carmanani, os servidores da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, Vanessa dos Santos e Leandro Gonzaga, os servidores da Unidade Gestora de Esportes, Oziel Nabas e Antônio Bueno, a assessora de assuntos jurídicos, Drª Michela Fonseca, o gestor executivo de Infraestrutura e Obras Públicas, Saulo de Melo Prado e o gestor de Pessoa com Deficiência, Adriano Pavan.