Coquetel dá início à 10ª Orquivárzea

Esporte e Lazer - Destaques
Convidados confraternizam e começam a apreciar orquídeas
 
Música, quitutes, drinques sofisticados e orquídeas. Foi assim que a 10ª Orquivárzea – Festa da Orquídea teve início, na noite da última quinta-feira (28), no coquetel preparado para autoridades, servidores públicos e demais convidados. No novo espaço de eventos da cidade, os presentes apreciaram parte das orquídeas da exposição e confraternizaram. Também houve espaço para as saudações iniciais das autoridades de Várzea Paulista e região, além dos representantes dos produtores locais. 
 
O prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, fez questão de parabenizar Gerson Calore, proprietário do orquidário Biorchids, maior produtor da cidade. Segundo o gestor, o orquidófilo é um dos grandes responsáveis pela viabilidade da festa. “Não dá para falar de orquídea, sem falar do Gerson”. 
 
De acordo com Rossi, a atual administração pretende dar cada vez mais projeção às orquídeas produzidas na cidade, dentro e fora do Brasil. Uma delas, inclusive, levará o nome de Várzea Paulista e deverá estar pronta para exportação em quatro anos. O município só tem a ganhar com o investimento cada vez maior em exposições permanentes.
 
Se a cidade conseguir se tornar turística, terá muito mais possibilidades de obter melhorias e terá ainda mais renome nacional. “Se nossa cidade quiser ser diferente, é preciso que a gente busque uma solução não em curto prazo, mas em médio e longo prazos” – explicou – “é preciso investir na orquídea, para que sejamos uma estância turística”.
 
O prefeito também reiterou que, graças à licitação da praça de alimentação e do parque, além do recursos de patrocinadores e apoiadores, a Prefeitura não terá nenhum custo com o evento.
 
Parte do novo centro de convenções foi obtido, por meio de contrato de comodato da empresa Fionda (cessão por tempo indeterminado, sem custos ao tesouro municipal). “Não há um centavo de dinheiro público nesta festa” – revelou – “estamos criando este espaço”.
 
O orquidófilo Gerson Calore agradeceu a todos os responsáveis pela organização e destacou que vale muito a pena conferir a exposição. “Eu gostaria que todo mundo participasse e curtisse tudo o que foi feito”.
 
O trabalho do expositor foi bastante destacado pelo presidente nacional da CAOB (Coordenadoria das Associações de Orquidófilos do Brasil), Nivaldo José Cruz. Desde a primeira edição da Orquivárzea, ele acompanha os progressos de Calore. O expositor sempre sonhou tornar Várzea Paulista a cidade das orquídeas e os avanços nesse sentido são consideráveis, segundo Cruz. Os esforços do poder público para a realização do evento foram reconhecidos. “Parabéns à toda Várzea Paulista e região”. 
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernaldo Artur, um dos principais organizadores do evento, fez questão de agradecer ao Biorchids e todos os envolvidos na realização da 10ª Orquivárzea. O momento é de prestigiar as festividades, preparadas para toda a população. “Que todos vocês continuem ajudando, para que esta festa não pare”.
 
O vereador Silso das Neves também comemorou a realização de mais uma edição da Festa das Orquídeas. As melhorias no evento são evidentes, segundo ele, desde a primeira vez que foi promovido. Para o político, é momento de celebrar. “Só nós que estamos aqui hoje podemos contemplar a maravilha que está sendo dada à nossa cidade”. A importância dos expositores também foi reconhecida. “Sem eles, não haveria essa festa”.
 
 
Prestação de contas
 
 
A Prefeitura de Várzea Paulista promoveu uma exposição, organizada pela Secretaria de Comunicação, com várias fotos das obras realizadas pela atual gestão municipal. 
O prefeito Juvenal Rossi deu destaque aos progressos na infraestrutura da cidade, uma das prioridades da administração. O esgoto tratado passou de 2% para 97%, graças ao acompanhamento das obras da Sabesp, feito pela Prefeitura. Até o final do ano, o gestor revelou que serão atingidos 98%. 
 
A cidade também conseguiu outorga para a captação de água do Rio Jundiaí, que será feita pela Sabesp, para evitar racionamento em razão da estiagem prevista até o final de outubro. 
Rossi destacou os resultados positivos da educação no município: novas instalações; prêmio Gestor Nota 10, recebido pelo secretário de Educação, Rodolfo Braga, em reconhecimento pelos bons trabalhos feitos pela pasta, entre maio de 2013 e maio de 2014; criação do COE (Centro de Orientação Educacional) – equipe multidisciplinar que apoia alunos com dificuldade de aprendizado, para incrementar o nível educacional municipal.
 
 
Novas instalações
 
De 29 a 31 de agosto, 10ª Orquivárzea será realizada em uma área com 23 mil mt², que contará com um espaço exclusivo de exposição, de 600 mt². A área é quatro vezes maior do que a do ano passado e trará mais segurança ao público, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernaldo Artur. “As famílias, as pessoas que estão aqui vão sentir isso”.
A novo local da festa fica anexo ao espaço do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), localizado entre a Rua João Póvoa e a Avenida Ipiranga – Jardim do Lar, Várzea Paulista.
 
 
Variedade e qualidade
 
 
Já está confirmada a apresentação de mais de 3 mil flores, de expositores da Argentina e de 25 cidades do Brasil. O evento continua com o já tradicional Expresso Orquidário, que leva o público para conhecer o Orquidário Biorchids, os estandes de vendas de orquídeas e as oficinas de cultivo da flor. A Festa também vai contar com um grande parque de diversões, praça de artesanato e uma praça de alimentação, com 16 barracas de alimentação, divididas em uma área de 3 mil mt². Além do Espaço Criança, onde será oferecida pintura de rosto e atividades interativas e estacionamento com mais de 6 mil mt².
 
Doação ao Fundo Social de Solidariedade
A entrada da festa continua franca, mas a população poderá colaborar com o Fundo Social de Solidariedade, doando 1 quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão doados para instituições da cidade, como APAE, Casa Transitória e SOS.
 
 
Shows
 
 
A 10ª Orquivárzea continua com diversos shows. “Nosso intuito é trazer apresentações de qualidade para os visitantes”, ressalta Ernaldo. “Artistas como Jeito Moleque e Samprazer são apreciados por um grande público”, diz.
A novo local da festa fica anexo ao espaço do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), localizado entre a Rua João Póvoa e a Avenida Ipiranga – Jardim do Lar, Várzea Paulista.
 
Programação:
29/08, a partir das 19 horas: Samprazer e Joyce e Fabiano;
30/08, a partir das 19 horas: Jean Paulo e Michell e Santa Fé e Cristiano; 
31/08, a partir das 19 horas: Jeito Moleque e Caravana Anael Lopes Show.