Bastante animado, evento incluiu apresentações de alunos, homenagem a professores, encorajamento aos participantes e apresentação da nova mascote
O encerramento da terceira edição dos Jogos Escolares Municipais de Várzea Paulista foi repleta de espírito esportivo e alegria, no Centro Esportivo Jordão Dias Fernandes (Ginásio do Promeca), nesta quarta-feira (27). Além do tradicional apagamento da pira olímpica, a festividade brindou o público com apresentações animadas de alunos, homenagem a professores de Educação Física participantes, incentivos aos estudantes e a apresentação da nova mascote, o Gato-do-Mato Babu.
Com boa presença dos pais, a cerimônia finalizou as competições de futsal (masculino e feminino), queimada (mista), basquete adaptado (misto), atletismo (misto) e dança (mista). Alunos dos Anos III a V dos 31 Cemebs (Centros Municipais de Educação Básica) participaram, ao longo do ano, de disputas internas em cada escola, disputas setoriais — por região (Norte, Centro-Oeste e Leste) — e, por fim, das finais entre as equipes vencedoras de cada região, que definiram os campeões. O projeto é realizado pelas Unidades Gestoras Municipais de Educação, e de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo.
Em um dos momentos mais emocionantes, Ana Beatriz do Ano IV do Cemeb Anísio Teixeira, representante de todos os alunos de destaque na edição de 2024, apagou a pira olímpica e levou o fogo olímpico, na tocha que acenderá a pira da próxima edição, em 2025.
A solenidade foi acompanhada por 13 delegações, que representaram todos os alunos das unidades escolares, dos Cemebs: Paulo Freire (Jardim Santa Lúcia); Pref. João Aprillanti (Santa Terezinha); Prof. Carlos de Almeida (Jardim Promeca); Prof. Oswaldo Camargo Pires (Vila Tupi); Prof.ª Edite Schneider (Jardim Mirante); Manoel Caetano de Almeida (Residencial Alexandria); Erich Becker (Cidade Bova II); São Miguel Arcanjo (Jardim América IV); Pe. Wilfrido Wieneke (Residencial Aimoré); Anísio Teixeira (Jardim América II); Prof.ª Juvelita Pereira da Silva (Vila Real); Prof. João Batista Nalini (Jardim Buriti) e Prof.ª Palmyra D’Almeida Rinaldi (Parque Guarani).
Homenagens e reconhecimento
Os criativos itens, confeccionados por professores de Artes das unidades escolares, foram trocados entre as 31 escolas participantes. Outra ação de destaque foi a entrega das medalhas de honra ao mérito, dadas aos professores de Educação Física de todas as escolas, que participaram dos jogos com os alunos.
Também houve um agradecimento às Unidades Gestoras Municipais: Educação; Esporte, Lazer, Cultura e Turismo; Cultura e Comunicação (duas Unidades Gestoras Executivas); e Governo e Administração; além do enaltecimento às escolas, diretores, gestores escolares, alunos e pais.
Empolgação e beleza
A plateia curtiu dois números de campeãs do Festival de Dança dos Jogos deste ano: Cemeb Erich Becker, com a coreografia Menina Moleca — Palavra Cantada, coordenada pela professora de Educação Física Anete Borella e alunas; e a Cemeb Carlos de Almeida, que apresentou a coreografia Um Passeio pela Dança no Cinema — alunos dos Anos IV e V dançaram várias músicas famosas de clássicos do universo cinematográfico, sob a organização da professora Tatiane Joanoni de Freitas.
O “Coral de Mãos” também encantou a plateia, com alunos do Ano I (turmas C e D), liderado pela professora Dilma Rodrigues, bastante experiente no ensino da Libras (língua brasileira de sinais).
Por fim, a varzina Miss Teen Brasil, Miss Universe Américas e Miss Universe Fotogenia 2024, Isabelle de Souza, vinda do projeto social Aia, envolveu a criançada, dando vida à famosa personagem Elsa, da animação Frozen.
Mascotes
A empolgação também tomou conta do público quando Orquidinho, mascote dos Jogos desde a sua primeira edição, fez sua despedida, em parceria com o seu idealizador, o aluno Cauã Henrique Pellini de Mello, do 5º ano da escola Carlos de Almeida (era do 3º ano quando venceu o concurso para a escolha da mascote).
Eles celebraram a “passagem do bastão” para a nova mascote, o Gato do Mato Babu, criado pela aluna Esther de Morais Franco, do 5º ano A do Cemeb Edite Schneider, vencedora do concurso que definiu a mascote para as próximas três edições dos jogos. Os quatro curtiram e dançaram juntos na cerimônia.
Autoridades realçam relevância dos Jogos Escolares
A gestora municipal de Educação, Magali de Souza, agradeceu o envolvimento e empenho de todos e destacou a importância do incentivo dado pelos pais, cuja educação, talento e esforço enalteceu. “Agradeço a vocês estudantes, protagonistas deste projeto, que tornam este momento possível. Encerramos os jogos com a perspectiva e vontade de continuar a celebrar a educação e o esporte”, declarou.
Ela também aproveitou a oportunidade para informar que o trabalho educacional municipal tem dado frutos como a pontuação máxima obtida no Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização, criado pelo MEC (Ministério da Educação), neste ano, para reconhecer o trabalho das pastas de Educação dos Municípios, Estados e Distrito Federal. “Esse resultado é reflexo do trabalho e dedicação de todos os professores, gestores e demais profissionais da escola e da Unidade Gestora de Educação. Deixo meu muito obrigado a todos!”, finalizou a gestora.
O vice-prefeito da cidade, Fernando Pasqualino, representou o prefeito professor Rodolfo Braga, que precisou comparecer a um compromisso agendado com representantes do Governo Estadual. O mandatário enalteceu o grande investimento feito pela gestão municipal em escolas e ginásios municipais e fez questão de citar a melhoria contínua nos Jogos Escolares. Em sua avaliação, a competição é uma demonstração do respeito, carinho e incentivo aos alunos, que também parabenizados por ele.
“Tudo isso é para vocês e por vocês. Os jogos querem estimular a união, o trabalhar em equipe e a importância do esporte. Os professores e demais envolvidos querem dizer que acreditam em vocês. Com o incentivo correto, poderão ser campeões, levar o nome da cidade e cuidar dela no futuro, como cidadãos. Encerro dando os parabéns aos professores, que são os verdadeiros maestros de todos esses jogos”, afirmou o vice-prefeito.
O gestor municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Leonardo Lopes, fez questão de demonstrar o quanto ficou honrado em, mais uma vez, fazer parte dos Jogos Escolares. “O espírito esportivo estimulado por esse projeto é um verdadeiro marco para nossa cidade”, declarou.
O gestor municipal de Governo e Administração, João Paulo de Souza, também prestigiou a solenidade.
Os coordenadores técnicos da Unidade Gestora Municipal de Educação, Filipe Pires Biachin e Fabiano Mantovani (o cerimonialista do evento), profissionais muito importantes à realização da competição, também marcaram presença.